A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), realiza, na próxima segunda (3), das 8h às 17h, e terça-feira (4), das 8h às 14h30, no auditório do Núcleo de Referência em Instrução (CRE), localizado no Jardim Saira, o encontro lugar do programa “Estratégia Alimenta Cidade”.
Com oficina e visitas técnicas, o evento reunirá representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Instituto Comida do Amanhã, Consea (Parecer de Segurança Fomentar e Nutricional de Sorocaba), entre outros equipamentos que contribuem com a segurança fomentar no município. O intuito é solidar diagnóstico das políticas, programas, projetos e ações de segurança fomentar e nutricional da cidade e, assim, definir ações para a implementação de políticas públicas na superfície.
Na segunda-feira (3) será apresentado o diagnóstico inicial de Sorocaba e os representantes de cada instituição terão a oportunidade de apresentar a sua tributo para a Segurança Fomentar na cidade. Em seguida, divididos em grupos, os participantes vão levantar informações relacionadas ao diagnóstico, muito uma vez que ideias importantes para a cidade de Sorocaba, com o objetivo de prometer a soberania fomentar. Por término, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba vai apresentar o Mercado Solidário, iniciativa que oferece itens básicos para o cotidiano das famílias, desde produtos alimentícios até itens de higiene pessoal e de limpeza para a lar, com o intuito de proporcionar entrada a uma sustento mais saudável.
Já na terça-feira (4), serão realizadas visitas técnicas a quatro iniciativas: Banco de Provisões de Sorocaba, Restaurante Bom Prato, Cozinha Solidária SMetal do Muito e a Cozinha Solidária do Momunes. Lá, os participantes terão a oportunidade de saber de perto as boas práticas implementadas em cada um desses espaços.
O CRE está localizado na Rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas junto à Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.
Sobre o programa
Instituído pelo Decreto nº 11.822/2023, o programa “Estratégia Alimenta Cidade” objetiva ampliar a produção, o entrada, a disponibilidade e o consumo de provisões adequados e saudáveis, priorizados os territórios periféricos urbanos e as populações em situação de vulnerabilidade e risco social em todas as cidades brasileiras. Sorocaba foi um dos 60 municípios brasileiros selecionados uma vez que prioritários para adesão ao programa, o que ocorreu em maio de 2024.
O programa trabalha com oito eixos: Oferta e disponibilidade de provisões saudáveis nos equipamentos públicos e sociais de Segurança Fomentar e Nutricional; oferta e disponibilidade de provisões saudáveis nos equipamentos públicos e privados de fornecimento; promoção de ambientes alimentares urbanos que favoreçam, a sustento adequada e saudável; produção de provisões saudáveis e sustentáveis nas cidades e seus entornos; redução de perdas e dos desperdícios de provisões; instrução fomentar e nutricional, notícia e informação sobre sustento adequada e saudável; fala intersetorial entre as áreas de assistência social, segurança fomentar e nutricional, saúde, entre outros, com vistas a oferta de ações e serviços para famílias e pessoas em situação de instabilidade fomentar em contexto lugar; e escora à Rede Urbana de Sustento saudável (Ruas).
Sorocaba já participou de encontros nacionais, de forma remota, com ciclos de diálogos e oficinas, com o Instituto Comida do Amanhã, que apoia a transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Depois estudo e diagnóstico da cidade, a “Estratégia Alimenta Cidades” vai estribar programas e equipamentos de segurança fomentar e nutricional.
O programa vai fornecer suporte aos municípios até 2026, disponibilizando o diagnóstico individual, entrada a uma plataforma on-line para compartilhamento de materiais e diálogos com os integrantes, materiais de divulgação, com orientação sobre identificação de instabilidade fomentar, cronograma de estratégia e também editais e portarias exclusivas aos 60 municípios aderidos ao programa, visando a implementação, ampliação e melhorias de programas e equipamentos.