Na noite de sábado, um “grande meteoro” iluminou o firmamento da cidade de Braga, em Portugal. O fenômeno ocorreu às 23h27 (20h27 no horário de Brasília) e foi registrado pela estação AMS211 do Observatório Astronômico de Braga.
De tratado com o Planetário – Vivenda da Ciência de Braga, o “grande meteoro” foi observado precisamente no pico da chuva de meteoros conhecida porquê “Gemínidas”.
As Gemínidas, ou Geminídeos, são chuvas de meteoros causadas pelo asteroide “3200 Faetonte”, que se acredita ser um asteroide da família Palas com uma trajectória de “cometa rochoso”. A informação foi compartilhada pelo Planetário em sua página no Facebook.
Os meteoros dessa chuva são mais lentos e, geralmente, podem ser observados em dezembro, com o pico ocorrendo em torno dos dias 13 ou 14, porquê foi o caso em Braga.
A intensidade das Gemínidas tem aumentado a cada ano, e, em condições ideais de firmamento limpo e escuro, pode-se observar entre 120 a 160 meteoros por hora, segundo registros dos últimos anos.
Pode ver, na galeria supra, um vídeo da passagem do meteoro.
Leia Também: Ex-funcionário da OpenAI, que denunciou práticas da companhia, é encontrado morto em sua casa