Um pedido despretensioso de uma adolescente com câncer virou uma verdadeira obra de obra tecnológica de uma empresa americana.
A jovem Belle Cress, 14 anos, enviou uma carta à Fundação Make-a-Wish (Faça um Pedido, em tradução livre) contando como gostava de histórias medievais e como gostaria de treinar um dragão.
O que para a menina de Denver (EUA) parecia apenas ficção virou realidade, após a Arrow Electronics desenvolver um dragão robótico articulado e com inteligência artificial.
O Dusk, como foi batizado por Belle, responde aos toques, comandos de voz e é programado para sempre olhar para a adolescente. 😱
Antes de receber o robô, o pessoal da Make-a-Wish fez uma pequena brincadeira com a jovem, apresentando o dragão apenas em realidade virtual. O que Belle não esperava era ver Dusk em tamanho real ao seu lado no momento em que ela tirou os óculos.
“Animada de uma forma que eu não posso realmente explicar o que tem no meu peito. Mistura de nervosismo e animação! Eu amo dragões desde que eu possa lembrar”, diz a jovem ao canal americano CBS.
Dusk é uma obra da modernidade
Com peças produzidas em impressoras 3D, 26 motores e alguns computadores internos, Dusk tem habilidades únicas para um robô que, em teoria, é apenas um brinquedo. O dragão usa tecnologia de ponta e foi projetado para entender os toques de Belle de diferentes maneiras, como local do corpo e intensidade.
Obviamente, a Arrow teve um trabalho relevante de engenharia para tornar real o sonho de Belle, que lutou contra um raro câncer ósseo, passou por diversas cirurgias, além de dez meses de quimioterapia. Para a gerente do projeto, Victoria Pea, se a construção de apenas um robô é importante para a jovem, assim deve ser feito.
“Por que nós estamos construindo um dragão robótico para apenas uma criança? É porque é apenas para uma criança! Nós queremos que ela seja feliz e, se um dragão robótico vai fazê-la feliz, eu digo ‘por que não construir?’”
Que atitude maravilhosa 👏👏👏
Gostou da Belle? Então, conheça a história de amor dessas duas irmãs!
SOCIAL – Razões para Acreditar