Os médicos do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), localizado na cidade de Fortaleza (CE), decidiram acolher as famílias dos pacientes diagnosticados com Covid-19 de forma humanizada e cheia de empatia.
Agora, os boletins médicos dos internados são repassados pelos próprios profissionais – na maioria, pediatras -, que ligam para os familiares para dar informações e, dependendo do caso, recolher mensagens de otimismo para levar aos pacientes.
Apesar do carinho que andam recebendo depois de iniciarem este movimento lindo, os médicos do hospital também se emocionam a cada ligação, absorvendo todo o sentimento que a família compartilha.
Em conversa com a Dra. Márcia Degobi, médica pediatra do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, conseguimos entender um pouco do sentimento de ajudar e acolher essas famílias que, mais do que nunca, precisam de muito amor.
“Cada ligação é muito importante e intensa. Ficamos felizes quando são ligações de melhora e sofremos quando precisamos dar notícias mais duras. Nós queremos mostrar que estamos com eles, que estamos sempre ao lado deles”, explica.
Ainda segundo a médica, quando as ligações se repetem, os familiares já os reconhecem pela própria voz. Além disso, mesmo sem se conhecerem pessoalmente, o vínculo criado entre os familiares e os médicos se torna nítido.
“Nós sentimos muito o sofrimento deles. Agradecemos a Deus pela nossa vida e pela saúde da nossa família. Está todo mundo sobrecarregado, mas ainda tentamos criar maneiras de diminuir esse sofrimento de alguma forma”, conta Dra. Márcia, superemocionada.
Histórias que comovem
Na última quarta-feira (7), como de rotina, os médicos estavam fazendo ligações para os familiares. De repente, algo inesperado aconteceu: quando a Dra. Márcia ligou para o marido de uma paciente, ele contou que ela estava fazendo aniversário naquele dia.
Imediatamente, a pediatra entrou em contato com uma enfermeira do hospital e perguntou se, como presente, seria possível fazer uma videochamada com a filha da paciente, que sentia muita saudade da mãe e estava apreensiva com a situação.
E é claro que aconteceu! Internada com Covid-19, Maria da Conceição Lucena, 66 anos, foi surpreendida com um bolo, uma música cantarolada pela equipe de enfermagem e um presente que tocou seu coração: a tão esperada videochamada com a filha.
A técnica de enfermagem, Luciana Pereira, fez questão de levar o violão para tornar o parabéns ainda mais inesquecível. A emoção tomou conta de todo mundo.
No vídeo, é possível ver os profissionais ao redor da Dona Maria que, enquanto curtia sua linda surpresa, se comunicava com a filha e o marido. Confira!
São gestos lindos como este que fazem a diferença nos dias de hoje. Obrigada, Dra. Márcia, enfermeira Luciana e todos os envolvidos! 💜
Quer ver o 2º episódio do ‘Razões na África’? Dá o play!
SOCIAL – Razões para Acreditar