Um grupo de cientistas identificou um padrão nos sinais de rádio conhecidos uma vez que Fast Radio Bursts (FRBs), que são emitidos do espaço, mais precisamente de uma localização a 500 milhões de anos-luz da Terreno.
O estudo, divulgado na plataforma arXiv, revela que esses sinais se repetem a cada 16,35 dias. Durante quatro dias consecutivos, os FRBs são emitidos a intervalos de duas horas, seguidos por um período de 12 dias de silêncio. A pesquisa foi realizada entre 16 de setembro e 30 de outubro de 2019.
“A invenção de uma periodicidade de 16,35 dias em uma manadeira repetida de FRB é uma pista importante sobre a natureza deste objeto”, afirmaram os cientistas no estudo, que faz segmento do Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment/Fast Radio Burst Project (CHIME/FRB).
Os pesquisadores buscam instaurar o que está causando esses sinais de rádio, mas, para isso, precisam identificar a origem exata. Embora o estudo tenha pretérito por revisões, conforme relatado pela CNN, ele ainda precisa passar pela avaliação por pares para ser amplamente aceito pela comunidade científica.
Leia Também: Telescópio Hubble capta fotografia incrível de galáxia espiral