Nestas eleições de 2020 os jovens despontam Brasil afora, e, em Sorocaba, não é diferente. Por aqui, mesmo com pouca idade, alguns nomes se anunciam como fortes candidatos a vereador e vem prometendo grandes mudanças. As rotas que levam cada um à disputa eleitoral são diferentes, mas, em comum, eles buscam entrar na “vida pública” com um discurso de crítica ao atual cenário político do País, aliado à proposta de renovação da Câmara Municipal.
Ouvir o que tais candidatos têm a dizer, contudo, é também deparar-se com pensamentos e bandeiras diversas, reflexos da trajetória de cada um. Em busca dos porquês que os fazem querer ingressar na carreira política, o Gazeta de Sorocaba conversou com o candidato a vereador Ítalo Moreira, que disputará uma eleição pela primeira vez.
Ítalo Moreira, que vem ganhando cada vez mais destaque, está recebendo importantes apoios políticos, que vão desde o maior “youtuber” que atua em defesa dos motoristas por aplicativos, Marlon “do UBER”; Raphaël Lima, fundador do Ideias Radicais; deputada estadual, Janaína Paschoal, autora do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma (PT); Vinicius Marini (suplente do partido NOVO); e do deputado estadual e atual candidato a Prefeito de São Paulo, Arthur do Val.
Tais apoios são explicados pelo candidato Ítalo em razão da sua intensa defesa dos motoristas por aplicativos na cidade de Sorocaba, já tendo derrubado diversas leis e decretos abusivos; defesa do pequeno e médio empresário; empreendedores; combate aos abusos políticos, como nepotismo e corrupção; inúmeras denúncias feitas no Ministério Público, Política Federal, dentre outras.
Arthur, inclusive, após enaltecer os valores do liberalismo político e econômico, bem como o combate à corrupção, gravou um vídeo pedindo voto para Ítalo Moreira. Assista:
https://www.facebook.com/italomoreirasp/videos/782357069158725
Para Ítalo, no momento em que parte da população está desacreditada na classe política, por conta de “escândalos atrás de escândalos”, lançar-se como jovem candidato é escolha que exige ainda mais responsabilidade.
“Preciso estar representando esse anseio de novidade, de renovação, porque a gente tem uma responsabilidade com o futuro da nossa Sorocaba e, principalmente, com as mudanças que a gente quer ver na política brasileira”, sustenta, em tom de quem, apesar da idade, já acumula experiência.