Uma atitude cheia de simbologia. O escultor sérvio Nikola Macura, de 42 anos, está recuperando armas e velhos equipamentos de guerra e transformando-os em instrumentos musicais. É “a paz invadindo o meu coração…” 🎵
Nikola faz um verdadeiro garimpo nos lixões da cidade de Nova Sad, no norte da Sérvia, em busca de armas descartadas. Como o país passou por diversos conflitos civis nos anos 90, é comum encontrar uma grande quantidade de velhos rifles, revólveres, espingardas, pistolas, capacetes, granadas e até bazucas.
O homem criou um violoncelo com o uso de um balde de gás do exército e uma bazuca e um violino com um carregador de rifle e um kit de primeiros socorros. E por aí vai! Vê só:
A intenção de Macura é criar uma orquestra com os ex-combatentes de guerra para que eles possam enxergar o mundo de uma nova perspectiva. “Meu objetivo é oferecer àquelas pessoas que participaram da guerra uma chance de utilizar as armas com que batalharam para criar música”, disse.
O ex-militar Srdjan Sarovic é um dos que já toparam o projeto. Ele está aprendendo a tocar um dos instrumentos. O rifle, que antes passou por sua mão para atirar, agora ‘dispara’ somente música!
“De uma perspectiva sensorial, ele desaparece como sendo um rifle e simplesmente se torna um instrumento musical. Quando eu o seguro em minhas mãos e o toco, tudo que me preocupa é como me alinhar com o instrumento e criar música”, disse Sarovic.
Tá aí uma prova de que é o uso que o ser humano faz do instrumento que determina se o objeto será algo bom ou ruim. Depois de formar a orquestra, o escultor quer sair pelo país levando música onde antes teve guerra.
Como diria Geraldo Vandré, há soldados armados, amados ou não… Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer…
A música é algo que realmente fascina. Um pequeno garoto de uma comunidade pobre tem o sonho de se tornar cantor de ópera. Criamos uma vaquinha na VOAA para ajudar Davi e sua família. Clique e contribua!
Fonte: Newseu
SOCIAL – Razões para Acreditar