Fotos: Renata Giron/Secom
Por: Luís Gustavo Adabro
Como já se tornou tradição entre os servidores públicos municipais, foi realizada, nesta quarta-feira (20), a 8ª edição da Feira dos Servidores, organizada pela comissão de Endomarketing, ligada à Secretaria de Comunicação (Secom). A ação reuniu 25 bancas de com produtos artesanais feitos e comercializados por trabalhadores da Prefeitura de Sorocaba e autarquias. A Feira foi realizada no andar térreo do Paço Municipal, no período das 8h às 15h.
Assim, quem passou pelo local, ao longo desta quarta-feira, pôde conferir diversos produtos, tais como adornos e utilidades para casa feitos em madeira, velas artesanais e essências perfumadas, doces, salgados, artesanatos em geral, bolsas, bonecos e panos de prato decorados, entre várias outras opções. Todas elas produzidas pelos servidores públicos municipais. Para auxiliar nas vendas, foi possível cada participante da Feira contar com o auxílio de uma pessoa convidada por ela para o evento.
“Realizamos, anualmente, a Feira dos Servidores, como forma de reconhecimento e união de todos os trabalhadores da Prefeitura de Sorocaba. Além disso, o evento serve como divulgação dos trabalhos executados por essas pessoas fora do período de trabalho aqui no Poder Publico”, relata a presidente da comissão de Endomarketing, Ingrid Rossow Vidal.
Lenita Moreira é Auxiliar de Administração na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) há quatro anos. Para ela, a Feira dos Servidores superou todas as suas expectativas. “Achei uma oportunidade excelente, e todos os servidores municipais que passaram por lá foram muito receptivos. Fazemos trabalhos artesanais, como tábua de corte e hoje pudemos expor esses produtos, que começou como forma de tratamento de depressão para o meu marido e que acabou se tornando uma nova fonte de renda familiar”, ela conta.
Auxiliar de enfermagem há 21 anos e funcionária da Secretaria da Saúde (SES), Valdete Pereira preparou e levou para vender um prato que ela sabe cozinhar muito bem, o “baião de dois”, que tem como principais ingredientes o arroz, o feijão, a carne seca e o queijo coalho. Essa foi a primeira vez que ela participou da Feira dos Servidores. “Estava insegura por trazer um prato típico do Nordeste, porém, foi muito bem aceito por todos que passaram por aqui e compraram o marmitex. Além disso, hoje pude divulgar, ainda mais, o que faço fora do período de trabalho na Prefeitura”, conclui.
A Feira dos Servidores é uma oportunidade única para que esses trabalhadores demonstrem seu talento em outra atividade diferente da sua habitual, torna sua produção conhecida entre seus pares e contribui para conseguirem uma renda extra nesse período tão especial do ano.