Pesquisadores do Telescópio Espacial James Webb conseguiram captar uma nova imagem do que restou de uma supernova, uma explosão gigantesca de uma estrela.
A imagem mostra o que restou da supernova Cassiopeia A, localizada a cerca de 11 mil anos-luz da Terra, na constelação de Cassiopeia. A supernova explodiu há 340 anos e é atualmente um dos objetos mais brilhantes no espaço.
A imagem foi capturada pelo instrumento NIRCam do James Webb. A NIRCam possui uma resolução muito alta, o que permitiu aos pesquisadores observar detalhes que não eram visíveis em imagens anteriores.
“Com a NIRCam, podemos ver como a estrela moribunda se despedaçou completamente quando explodiu”, disse Danny Milisavljevic, um dos líderes da equipe de pesquisa, da Universidade de Purdue. “Os filamentos que vemos são parecidos com pequenos estilhaços de vidro.”
Os pesquisadores acreditam que esses filamentos são feitos de material ejetado pela supernova. O material é composto por gás e poeira, que se espalham pelo espaço a velocidades altíssimas.
A nova imagem fornece informações importantes sobre a forma como as supernovas explodem. Os pesquisadores acreditam que ela poderá ajudar a entender melhor o ciclo de vida das estrelas e o impacto das supernovas no universo.
“É inacreditável que, depois de todos esses anos a estudar a Cassiopeia A, possamos descobrir novos detalhes que nos oferecem dados inéditos sobre como essa estrela explodiu”, disse Milisavljevic.
© NASA