Zverev supera Ruud em duelo pelo topo da chave e fica a um set das semifinais do ATP Finals

Segundo disposto do ranking e embalado na temporada, Alexander Zverev está muito próximo das semifinais do ATP Finals, disputado em Turim, na Itália. Nesta quarta-feira, o teutónico mostrou força no saque e, sem permitir nenhum break, fez 7/6 (7/3) e 6/3 diante do norueguês Casper Ruud. Líder solitário com duas vitórias por 2 a 0, basta lucrar um set diante de Carlos Alcaraz, na sexta-feira, pela vaga.

 

Depois de lucrar justamente de Alcaraz na estreia, Ruud terá de sovar o eliminado Andrey Rublev por 2 a 0 e torcer para que o teutónico ganhe ou tire um set do terceiro do ranking. Caso faça 2 a 1, precisará de vitória de Zverev para passar em segundo.

O confronto em Turim desta quarta valia a liderança isolada do grupo e, para o norueguês, a classificação antecipada às semifinais depois de grande triunfo na estreia diante do espanhol Carlos Alcaraz.

Mas do outro lado estava um teutónico em grande reta final de temporada e embalado em seguida subir ao segundo lugar do ranking, o que prometia um confronto gigantesco e sem prognósticos favoráveis para nenhum lado.

Ambos comprovaram a grande temporada com um primeiro set resolvido somente no tie-break. Apostando no potente saque, ambos confirmaram seus serviços sem sequer oferecer um break-point ao oponente.

Zverev abriu melhor o game desempate ao ver Ruud mandar para fora e permitir um primeiro mini break. Sacando muito, fez logo 3 a 0 e depois voltou a quebrar em subida agressiva à rede, para chegar a 4 a 1. O primeiro set point veio com 6 a 1, mas a paralela do teutónico ficou na rede. Ainda mandou novidade chance para fora antes de fechar em 7 a 3 em saque e voleio.

O número 2 do mundo ganhou crédito e voltou “soltando o braço” no segundo set. Tentando explorar um visível nervosismo de Ruud, começou a dificultar a vida do oponente em sua arma: o saque. Mas sem buscar a quebra e com o estabilidade prevalecendo até 4 a 3.

Sob pressão, Ruud cometeu muitas falhas com o serviço no oitavo game. Errou subida na rede e com globo fora permitiu os primeiros break points da partida com 15 a 40. Acabou quebrado e com o teutónico dando enorme passo para a vitória.

Sem dar oportunidades, o teutónico celebrou a vitória em pontos diretos. Largou com um ace, depois uma reembolso que não voltou e com uma globo para fora, teve o triplo match point. Fechou em novidade globo para fora do norueguês.