Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completa 53 anos com lançamento


O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, um dos principais cartões-postais de Sorocaba, esteve em festa, nesta quarta-feira (20), quando completou 53 anos de existência.


Para celebrar essa data tão especial, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), lançou o aplicativo educativo ZOO Sorocaba, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação de Games e Aplicativos (LIGA), do Centro Universitário Facens. Além disso, o público pode acompanhar a entrega de bolos e presentes a seis espécies de animais.


Inaugurado em 20 de outubro de 1968, o Zoológico “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. O parque municipal possui cerca de 1.000 animais de 250 espécies e, além do lazer ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.


O objetivo da programação comemorativa foi de apresentar o novo aplicativo, que já está disponível para ser baixado, gratuitamente, nas lojas de Apps em celulares que utilizam os sistemas Android ou iOS, promovendo o acesso ao conhecimento sobre a biodiversidade de animais do zoológico, de uma maneira divertida e interativa, potencializando a experiência do visitante. Além disso, com a entrega de bolos (preparados com ingredientes da dieta de cada espécie pela equipe de nutrição do Zoo) e presentes aos animais, o intuito foi de apresentar aos visitantes mais informações sobre algumas das espécies e um dos importantes trabalhos desenvolvido no parque, que é o bem-estar animal.


“Agradeço à Facens por essa parceria no lançamento do aplicativo ZOO Sorocaba, do Parque Zoológico Municipal ‘Quinzinho de Barros’, que hoje completa 53 anos de vida, com uma proposta de educação ambiental incrível”, destacou o secretário da Sema, Antonio Prieto. “Tenho orgulho em trabalhar na Secretaria de Meio Ambiente com pessoas tão extraordinárias. Além de excelentes profissionais, todos têm uma paixão incrível pelo que fazem”, completou o secretário.


O diretor de Mercado do IP Facens, Ellis Menasce, foi um dos representantes do centro universitário que participou do lançamento do App e falou sobre a parceria realizada com a Prefeitura de Sorocaba. “Agradeço, em nome da Facens, a oportunidade de estar aqui com vocês. É um prazer enorme ser parceiro da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente. A ideia é oferecer para a cidade e para o Zoo uma condição de evolução tecnológica, melhorando a experiência de visitar o zoológico e conhecer os animais. Esse é um dos melhores zoológicos do Brasil e é espetacular o trabalho realizado aqui”, afirmou.


O coordenador do LIGA Facens, Wilson Junior, fez uma breve apresentação das funcionalidades do novo aplicativo, que foi desenvolvido pensando, tanto nas crianças, quanto nos adolescentes e adultos que frequentam o zoológico de Sorocaba. “O App foi desenvolvido no formato de jogo, com duas possibilidades de interação para os usuários – o modo explorador e o modo aventureiro. As duas opções são repletas de informações sobre os animais e extremamente interativas e motivadoras”, completa Wilson.


Antes de cantar parabéns ao “Quinzinho de Barros”, dois servidores foram homenageados: o chefe de Seção de Biologia e Veterinária do Zoo, Fábio R. Alonso de Oliveira, e o servidor Lucílio Alves de Araújo, da Secretaria da Cultura (Secult), que era tratador do elefante Sandro, ainda quando ele atuava em um circo, até ser transferido para trabalhar no zoológico, onde continuou realizando essa tarefa por um período até ingressar na Secult.


Também participaram do lançamento do App a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno da Silva, e, representando a Câmara Municipal, o vereador Fernando Dini.


Sobre o App ZOO Sorocaba


O usuário do App do zoológico pode utilizar a ferramenta de duas formas: modo aventureiro e modo explorador.


No modo explorador, o visitante explora o espaço, acessando os QR Codes disponibilizados nas placas dos recintos de cada animal. Esses códigos liberam figurinhas e informações sobre cada habitante do espaço. Dentro desta opção, há um álbum de figurinhas, que deve ser completado a cada QR Code descoberto e imagem capturada. Há figurinhas raras de animais que visitam esporadicamente o zoológico ou que ficam disponíveis no recinto periodicamente, em decorrência de gestações, por exemplo.


Já, no modo aventureiro, o aplicativo transforma a visita ao zoo em um game repleto de missões. A cada nova etapa, o visitante é direcionado para um recinto diferente, onde recolhe mais informações, figurinhas e um novo direcionamento. Nesta opção, o usuário tem a possibilidade de conhecer locais não tão visíveis do zoológico e ter contato com animais diferentes. Aqui, o objetivo também é o preenchimento do álbum de animais.


Presentes e bolos aos animais


Ainda pela manhã, o público teve a oportunidade de acompanhar de perto seis espécies de animais (arara-canindé, elefante, hipopótamo, lobo-guará, muriqui-do-sul e macaco-aranha), que ganharam parabéns, com a entrega de bolos e presentes, nos próprios recintos.


Esses bolos e presentes, chamados de enriquecimento ambiental, são alimentos e objetos preparados de forma especial pelos tratadores dos animais e pelos funcionários do Setor de Nutrição do parque, com o intuito de promover o bem-estar animal, que é uma das principais funções do zoológico. Todos os mimos foram preparados com alimentos que fazem parte da dieta de cada espécie.


As araras-canindés, por exemplo, receberam um varal de frutas picadas. Já, os exemplares de muriqui-do-sul ganharam um bolo confeccionado com frutas e ração dos primatas, além de presentes com frutas picadas e feno.


O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a sexta, das 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.


Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

 


Meio Ambiente – Agência de Notícias