O jovem Helinho, um cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) que vive no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, passou, na última segunda-feira (13), por um check-up, com procedimentos de rotina para verificar as condições do animal como um todo, de forma preventiva. A equipe técnica do Zoo constatou que o animal está em excelente condição de saúde.
“Uma das nossas premissas é a manutenção de altos níveis de bem-estar dos animais do Zoo. Um dos fatores que garante que isso seja possível é o cuidado com a saúde física. A medicina preventiva é prioridade absoluta. Com a checagem periódica dos animais, por meio de exames clínicos e laboratoriais, é possível acompanhar o estado de saúde e fazer precocemente qualquer intervenção necessária”, explica o secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). Antonio Prieto.
O manejo do cervo-do-pantanal, realizado no próprio recinto, foi conduzido pela equipe técnica do Zoológico, com o acompanhamento integral dos médicos veterinários e participação de tratadores. Para garantir a tranquilidade e a segurança, o jovem macho foi anestesiado para a coleta de sangue, colocação de microchip e a avaliação clínica geral.
É importante lembrar que esse mamífero é ameaçado de extinção, na categoria vulnerável, e que são necessários esforços para sua conservação. O Zoológico de Sorocaba faz parte do Programa de Manejo ex situ de espécies ameaçadas, fruto do Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo o cervo-do-pantanal uma das espécies-alvo dessa iniciativa.
Uma das indicações do Programa de Conservação são os pareamentos para reprodução, levando-se em conta diversas características dos animais, para que haja sucesso no estabelecimento de populações demográficas e geneticamente saudáveis e viáveis.
Helinho foi transferido do Zoológico de São Carlos para o Zoológico de Sorocaba para parear com a fêmea da mesma espécie, que já morava no “Quinzinho de Barros”, designada pelo coordenador do programa. Essas instituições são peças fundamentais no sucesso da conservação das espécies, promovendo a manutenção de animais saudáveis, os pareamentos adequados e a reprodução de diversas espécies ameaçadas de extinção.
Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação, o parque desempenha um importante trabalho de pesquisa, bem-estar animal, educação ambiental e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno. O Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3227-5454.
Fotos: Fábio Alonso/Sema
Meio Ambiente – Agência de Notícias