A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, no último dia 31 de agosto, a soltura de sete animais silvestres na Floresta Nacional de Ipanema (Flona). Foram devolvidos ao habitat natural um gato-maracajá (Leopardus wiedii), um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), um gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) e quatro gambás-de-orelha-branca (Didelphis albiventris).
Todos eles foram resgatados e trazidos ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, onde receberam todos os cuidados e tratamentos necessários. “Esse é mais um dos trabalhos realizados pela equipe do Zoo de Sorocaba. De forma voluntária, os nossos profissionais atuam com esses animais que são resgatados por órgãos ambientais, como a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros, cumprindo uma das principais funções do zoológico, que é a preservação das espécies”, explica o secretário da Sema, Thiago Santoro.
Neste ano, até o momento (6 de setembro), mais de 150 aves, mamíferos e répteis já foram resgatados, devidamente cuidados e, após, devolvidos à natureza. Todas as solturas são autorizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), órgão responsável pela gestão da fauna silvestre no Estado de São Paulo.
Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos zoológicos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada existente. Além do lazer para o público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
O Zoológico Municipal de Sorocaba está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3227-5454.
Foto: Sema/Divulgação
Meio Ambiente – Agência de Notícias