Nesta semana, um gato-maracajá (Leopardus wiedii), duas onças-pardas (Puma concolor) e um macaco-prego-de-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos), que habitam o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, passaram pelo check-up de rotina. O intuito da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) foi de verificar as condições gerais dos animais, de forma preventiva e, felizmente, todos demonstram ótimas condições de saúde.
Os animais foram submetidos a exames clínicos gerais, incluindo avaliação oftalmológica e pesagem. Os profissionais do Zoo também coletaram amostras de sangue para exames laboratoriais e realizaram exames de imagem (ultrassom e raio-x).
Anualmente, os animais do “Quinzinho de Barros” passam por esse tipo de checagem preventiva, a fim de terem suas condições de saúde e bem-estar verificadas de perto. A medicina preventiva é priorizada pela instituição, de modo a garantir que quaisquer alterações sejam percebidas de forma precoce, contribuindo para aumentar as chances de sucesso dos tratamentos que se façam necessários. Além disso, aliando-se os resultados dos exames clínicos e laboratoriais com o aspecto corpóreo geral, podem ser efetuadas alterações nas dietas, tanto em relação à quantidade, quanto em relação aos itens oferecidos.
Durante o manejo para os procedimentos veterinários, também foi feita a coleta de medula óssea desses animais para um dos projetos de pesquisa científica que está em andamento no Zoológico Municipal de Sorocaba. Essa análise é de fundamental importância para aumentar o conhecimento refinado desse material biológico de diferentes espécies e tem como intuito avançar na precisão de diagnósticos na medicina de animais silvestres.
“A pesquisa científica é um dos pilares do nosso Zoo e o aumento do conhecimento gerado por projetos, como esse, possui alto grau de relevância para o aprimoramento das técnicas envolvidas com a descoberta precoce de doenças, a aplicação do tratamento adequado e o consequente aumento dos níveis de bem-estar dos nossos animais”, destaca o secretário da Sema, Thiago Santoro.
O “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do bem-estar animal, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, educação ambiental, pesquisa e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.
Fotos: Sema
Meio Ambiente – Agência de Notícias