O Zenit, da Rússia, anunciou oficialmente, nesta segunda-feira, a contratação do atacante Luiz Henrique, pilar da vitoriosa campanha do Botafogo nas conquistas da Despensa Libertadores e do Campeonato Brasílico do ano pretérito. O jogador de 24 anos assinou um contrato válido por quatro temporadas com opção de extensão por mais um ano.
“O Zenit dá as boas-vindas a Luis Enrique em São Petersburgo e deseja a ele novas vitórias e títulos uma vez que secção do time azul e branco”, publicou o clube russo na plataforma X. O desportista já viajou para Doha, no Qatar, onde seu novo clube realiza a pré-temporada, para realizar exames médicos e se apresentar ao técnico Sergey Semak.
A transferência de Luiz Henrique para o Zenit por 33 milhões de euros (murado de R$ 207,6 milhões) evitará o rebaixamento do Lyon, clube gaulês de propriedade de John Textor, que também detém a SAF do Botafogo, segundo os jornais “Marca” e “L’Equipe”. O valor recebido será integralmente direcionado ao misantropia de dívidas da equipe francesa.
Luiz Henrique chegou ao Botafogo vindo do espanhol Betis e rapidamente virou um dos destaques da equipe. Em 2024, ele participou de 55 jogos, marcando 12 gols e distribuindo seis assistências. As boas atuações o credenciaram para vestir a camisa da seleção brasileira nas Eliminatórias da Despensa do Mundo de 2026.
Porquê secção do negócio, o Botafogo ficará com o meio-campista Wendel, que, a princípio, chegará ao clube carioca em junho, em seguida o fecho do Campeonato Russo. No Zenit desde 2020, o desportista de 27 anos fez 142 partidas, anotou 21 gols e distribuiu 32 assistências para os companheiros.
As negociações também facilitaram a compra do atacante Artur, que se despede imediatamente do atual vencedor russo com 35 jogos, sete gols e seis assistências no período de um ano em que defendeu o time azul e branco. O jogador formado no Palmeiras conquistou três troféus nacionais na temporada.