O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou neste domingo que um cessar-fogo com a Rússia pode ser possível a qualquer momento, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente tcheco, Petr Pavel.
A informação foi divulgada pela agência Reuters, que também informou que a Ucrânia espera receber 1,8 milhão de projéteis ainda este ano, por meio de uma iniciativa de apoio militar liderada pela República Tcheca.
Ainda neste domingo, Zelensky classificou como “cínico” o pedido do Kremlin por um cessar-fogo de três dias, levando em conta os ataques russos ocorridos na última semana.
Vale lembrar que o presidente russo, Vladimir Putin, solicitou a trégua temporária em razão das comemorações do fim da Segunda Guerra Mundial.
Zelensky, por sua vez, reforçou a necessidade de um cessar-fogo “real”, com duração mínima de um mês, para que haja condições de iniciar negociações de paz.
“Se houver um cessar-fogo, que não seja apenas durante os feriados deles (russos), mas todos os dias”, declarou Zelensky, agradecendo aos aliados por continuarem pressionando Moscou.
Leia Também: Entre Trump e memes, conclave decide futuro do legado de Francisco