SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A votação para definir os vencedores do Oscar 2025 começou na última terça-feira (11) e se encerra em 18 de fevereiro.
COMO FUNCIONA A VOTAÇÃO
Dissemelhante da tempo das indicações, agora todos os membros podem votar em todas as categorias. Antes, cada membro votou na categoria de sua espaço: ou seja, diretores votaram na categoria de direção, por exemplo. Para escolher os vencedores, todos os membros podem votar em todas as categorias.
No universal, membros da Liceu não precisam testemunhar a todos os filmes nem votar em todas as categorias. Eles são encorajados a testemunhar o supremo de filmes que puderem e votar exclusivamente nos filmes que assistiram, podendo escolher se impedir.
Na maioria das categorias, quem lucrar mais votos leva o prêmio -exceto na categoria de melhor filme, que tem suas próprias regras. Para melhor filme, os membros devem listar os indicados em ordem de preferência. A produção que receber 50% ou mais dos votos de “primeiro lugar” é o vencedor.
Se nenhum filme atinge a porcentagem, aquele com menos votos é eliminado. As listas que tinham o filme menos votado porquê “primeiro lugar” passam a ter o segundo mais considerado porquê o primeiro e daí em diante. O processo segue até que um filme consiga 50% ou mais de todos os votos.
A categoria de melhor filme estrangeiro, disputada por “Ainda Estou Cá”, também tem uma restrição própria. A Liceu determina que só podem votar nos vencedores os membros que assistiram a todos os cinco filmes indicados.
O voto é secreto e enviado virtualmente. Antes do proclamação, só duas pessoas sabem os resultados das votações: dois membros da PricewaterhouseCoopers, que audita os votos do Oscar. São eles que carregam as maletas com os envelopes durante a premiação.
A cerimônia está marcada para o dia 2 de março. O evento será exibido no Brasil a partir das 21h pela TNT e pela Max.
Leia Também: Nunca vou me recuperar, diz Ariana Grande sobre conhecer Fernanda Torres