SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um piloto da Azul declarou emergência durante voo para alertar que estava com pouco combustível na tarde de ontem (19).
Avião não conseguiu pousar devido ao mau tempo. O voo AD4781 decolou de Viracopos, em Campinas, às 13h23, com orientação a São Luís, no Maranhão. O piloto não conseguiu pousar e seguiu para Teresina (PI), mas a cidade também estava sob um temporal com ventos fortes.
4871 informa mayday fuel. Preciso das condições de Parnaíba, São Luís ou se houve alguma melhora aí em Teresina.
Piloto entrou em contato com o controle de tráfico alheado de Teresina
Uma emergência é declarada quando o avião tem combustível para menos de 30 minutos de voo. A regra é definida pela Anac (Filial Vernáculo de Aviação Social).
Controlador informou que as condições em Parnaíba eram boas e piloto desviou o avião. Ele conseguiu aterrissar em segurança às 17h49.
Avião foi reabastecido e seguiu viagem para São Luís, orientação original. “Os clientes impactados receberam toda assistência necessária”, informou a Azul.
Leia a nota da Azul na íntegra:
“A Azul informa que, por questões climáticas adversas em São Luís (MA), o voo AD4871 (Viracopos-São Luís), alternou para Teresina (PI), onde também não conseguiu pousar, pelo mesmo motivo. A aeroplano precisou desviar novamente, para Parnaíba (PI), aterrissando em totalidade segurança e seguindo todos os protocolos. Em seguida, o voo prosseguiu para a capital maranhense, onde Clientes e Tripulação desembarcaram.
Os Clientes impactados receberam toda assistência necessária, conforme prevê a Solução 400 da Filial Vernáculo de Aviação Social (Anac). A Azul ressalta que medidas porquê essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia.”
Leia Também: Avião capota ao aterrissar e faz 18 feridos no Canadá; veja as imagens