Fotos: Michelle Alves / Secom Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba anunciou, na manhã desta segunda-feira (12), no saguão do Paço Municipal, o início do trabalho dos 200 vigias, distribuídos em 50 postos de trabalho nas escolas municipais de Sorocaba. Os profissionais se organizam em quatro turnos de seis horas, que somarão 24 horas de segurança por dia, a partir de hoje.
Será investido um valor aproximado de R$ 4,6 milhões nesse programa. A vigência para essa primeira etapa de contratação dos serviços será de seis meses, com posterior avaliação da Administração quanto a prorrogações, podendo ampliar para mais de 70 postos de trabalho, o que, segundo a Secretaria da Educação (Sedu), já deverá acontecer nos próximos meses. O critério de escolha das unidades escolares segue um levantamento feito pelo observatório de segurança pública da Secretaria de Segurança Urbana.
“Sorocaba ganha demais com o início desses trabalhadores, pois, além de proteger nossas escolas e o nosso maior patrimônio, que são as crianças, contribuirá para o andamento educacional e trará mais tranquilidade às equipes escolares”, destacou o prefeito Rodrigo Manga. “Outro ponto importante é a geração de novos empregos, aquecendo a economia da cidade”, completou.
Para o secretário da Educação, Marcio Carrara, o início dos vigias terá influência positiva de forma direta no ensino dos estudantes. “Sem dúvida, a contratação dos vigias trará para nossas escolas mais qualidade no ensino. Educar uma criança perpassa, para além do conteúdo, também por espaços limpos, organizados e seguros”, enfatizou o secretário.
Além dos vigias, o prefeito anunciou que a atual Administração já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município. Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba. A intenção é começar com a implantação desse sistema, a partir das unidades escolares, em até 90 dias. “Com isso, nossa intenção é zerar o número de ocorrências nas escolas municipais de Sorocaba”, afirmou o prefeito Manga.
“Mesmo com os vigias, nós vamos continuar intensificando o patrulhamento aos próprios públicos. Além disso, estamos estabelecendo um canal direto com os vigias, para facilitar nossa comunicação com eles, agilizando, ainda mais, o completo apoio que prestaremos a esses profissionais”, explicou o secretário da Segurança Urbana (Sesu), Cel. Vitor Gusmão.
Prestigiaram o ato, além do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários Marcio Carrara, da Educação (Sedu), e Cel. Vitor Gusmão, da Segurança Urbana (Sesu), a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato; os secretários Luiz Henrique Galvão, de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim); Fausto Bossolo, de Administração (Sead) e Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom); além dos vereadores João Donizeti, Cláudio Sorocaba, Cícero João, Cristiano Passos, Fábio Simoa, Fausto Peres, Ítalo Moreira, Luis Santos, Vitão do Cachorrão e Vinicius Aith e, representando a empresa prestadora de serviço dos vigias SM Service System, Maine Sharon.
Segurança – Agência de Notícias