Vários vídeos publicados na rede social X (idoso Twitter) mostram o momento em que o potente terremoto de magnitude 7,6 atingiu o Mar do Caribe no sábado.

 

Um dos vídeos, gravado em Olanchito, Yoro, em Honduras, mostra a chuva transbordando pelos lados de uma piscina. Ainda em Honduras, há imagens de produtos caindo das prateleiras de um supermercado.

Outro vídeo, de Porto Rico, mostra os alertas urgentes de evacuação e registra a espalhafato nas áreas costeiras.

Há também uma gravação que exibe o mar ansioso em Tela, Honduras.

O Meio de Alerta de Tsunamis do Pacífico inicialmente classificou o terremoto porquê de magnitude 8, o que o tornaria o maior terremoto a atingir o planeta desde 2023. No entanto, a intensidade foi posteriormente revisada para 7,6.

Já o Meio Boche de Pesquisa em Geociências (GFZ) estimou inicialmente que o tremor teve uma magnitude de 6,89.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na {sigla} original), o alvoroço ocorreu aproximadamente no meio do Mar do Caribe, entre países porquê Cuba, Jamaica, República Dominicana, Honduras e Belize.

Foi emitido um alerta de tsunami para Cuba, Jamaica, México, Costa Rica e Haiti, abrangendo também as Ilhas Cayman, Honduras, Bahamas, Belize, Panamá, Nicarágua e Guatemala.

Neste domingo, o Meio Vernáculo de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos cancelou todos os alertas de tsunami que haviam sido ativados no sábado.

No entanto, o órgão alertou que correntes incomuns ainda estão sendo observadas em algumas regiões.

Leia Também: Vírus espalha-se “como um incêndio” no Reino Unido; conheça os sintomas