“Vida de Insetos” é tema de programação gratuita no Parque da Biquinha neste sábado (27)


Pais e filhos podem participar, neste sábado (27), das 9h às 12h, das atividades de Educação Ambiental gratuitas do projeto “Pinte no Parque e Faça Arte”, no Parque da Biquinha, localizado no Jardim Emília. O tema desta edição será “Vida de Insetos”.


Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o projeto acontece sempre no último sábado de cada mês, no Parque da Biquinha, oferecendo oficinas, exposições e dinâmicas, em uma manhã agradável e em contato com a natureza.


O intuito da programação é apresentar os insetos, suas características e curiosidades, além do papel que desempenham no meio ambiente. Os cupins, por exemplo, fazem a decomposição da matéria orgânica. Essa contribuição deles para o meio ambiente é imensa, pois colaboram com a reciclagem dos nutrientes que são essenciais para qualquer ser vivo.


Já, as abelhas e borboletas são responsáveis pela polinização de 75% das plantas com flores. Outros insetos também fazem parte de cadeias alimentares, servindo de alimento para mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Caso os insetos fossem eliminados por completo de uma área, o desequilíbrio ecológico seria muito grande, pois afetaria uma grande quantidade de seres vivos, inclusive a vida humana no planeta.


A Sema também vai apresentar algumas espécies consideradas nocivas, podendo inclusive afetar a saúde humana, como o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, febre amarela, zika e chikungunya, e o mosquito Barbeiro, que transmite a Doença de Chagas.


As crianças terão a oportunidade, ainda, de conferir uma exposição monitorada com material biológico de insetos preservados, além de participar de uma oficina de imã de geladeira de borboleta, com o reaproveitamento de garrafas pet.


Não é necessário se inscrever antecipadamente. O Parque da Biquinha está localizado na Av. Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3224-1997.

Meio Ambiente – Agência de Notícias