Verstappen diz que Piastri não deveria ser número 2 de Norris na McLaren: ‘Eu nunca aceitaria’

Max Verstappen, piloto da Red Bull, deu uma enunciação nesta quinta-feira que agitou os bastidores da Fórmula 1. O tricampeão mundial classificou Oscar Piastri porquê “bom demais” para se sujeitar à exigência de segundo piloto de Lando Norris na Mclaren.

 

A escuderia rival vem se transformando no grande empecilho do holandês na procura pelo título da temporada 2024. Segundo posto, Norris contabiliza 279 pontos contra 331 de Verstappen.

Neste cenário, Oscar Piastri também aparece com chances de rivalizar pelo campeonato. Ele ocupa a quarta posição com 237, detrás do ferrarista Charles Leclerc, que ostenta o terceiro lugar (245).

Em enunciação ao Motorsport.com, Verstappen falou da sua percepção sobre o piloto australiano e o seu potencial dentro da Fórmula 1.

“Para mim, ele (Piastri) definitivamente não é um (piloto número dois) e, se eu fosse ele, nunca aceitaria (essa exigência)”, disse Verstappen que na sequência tentou minorar o seu oração.

“Para mim, é fácil falar porque estou na Fórmula 1 há dez anos e esta é a segunda temporada de Oscar. É sempre mais difícil maltratar o pé. Mas ele é um ótimo piloto que não merece penetrar mão de vitórias e posições e permanecer em segundo projecto só porque lhe pedem”, completou.

A McLaren, pelo menos por enquanto, vem se posicionando por uma paridade de condições para seus dois pilotos nestas provas finais, mas existe uma possibilidade de Norris relatar com uma “ajuda” no caso de aumentar suas chances de título nas seis corridas que restam.

No entanto, a enunciação de Verstappen deixa no ar também uma tentativa de desestabilizar o trabalho da Mclaren, que vem numa temporada crescente nesta reta final do calendário.

Peça importante nesse contexto, Norris comentou sobre a possibilidade de ser “favorecido” pela equipe com Piastri atuando porquê seu escudeiro. Ele descartou nascente cenário.

“Se um piloto está se saindo melhor do que eu, preciso fazer um trabalho melhor. Não quero tirar isso de alguém. Também não quero que me deem um campeonato. Quero vencer batendo Max, batendo meus concorrentes e provando que sou o melhor na pista”, declarou Norris.