Depois de fechar o Campeonato Brasiliano com a quarta resguardo mais vazada da competição, com 56 gols sofridos, o Vasco apresentou, nesta terça-feira, no CT Moacyr Barbosa, no Rio de Janeiro, três nomes contratados para levar segurança ao crítico setor: o goleiro Daniel Fuzato e os zagueiros Lucas Freitas e Mauricio Lemos.

 

Daniel Fuzato, 27 anos, chega ao time cruzmaltino para fazer sombra ao titular Léo Jardim. Formado no Palmeiras, o goleiro foi contratado do Eibar, da Espanha, posteriormente sete temporadas na Europa, mas com poucas oportunidades de jogar, exceto no modesto Ibiza. Ele assinou um vínculo de dois anos com o Vasco e espera uma disputa sadia pela posição.

“É importante a gente ter muita competitividade, isso vai nos ajudar durante o campeonato. É importante ter sempre jogadores de elaboração, porque a gente conhece o Campeonato Brasiliano”, comentou, elogiando o concorrente. “Pude saber o Léo um pouco mais perto agora, acho que ele tem de ser respeitado pelo trabalho que tem feito nos últimos anos. Costumo expressar que a minha disputa é contra mim mesmo. Quero ser mais uma opção para o Carille e, quando a oportunidade surgir, estar prestes para poder ajudar o time.”

Apesar das poucas chances no exterior, Fuzato não se arrepende da escolha. “Tive a oportunidade de transpor muito cedo do Brasil. Foi um bom negócio para o Palmeiras e para mim profissionalmente. Não acredito que tenha um preconceito contra goleiros brasileiros, mas acredito que a Europa vem ao nosso mercado buscando outros perfis”, explicou.

O uruguaio Mauricio Lemos, por sua vez, teve uma ótima passagem pelo Atlético-MG em 2023, mas perdeu espaço e só participou de 16 jogos no ano pretérito. No Vasco, o zagueiro quer voltar a se ressaltar e mostrar o futebol que o levou a clubes da Rússia, Espanha, Itália e Turquia, além da seleção uruguaia.

“Venho para permanecer muitos anos. O meu primeiro ano no Atlético-MG foi muito bom, mas o segundo foi totalmente exímio, não tive tantas oportunidades. Tentei fazer o verosímil para permanecer, mas eles deixaram de narrar comigo, sem serem claros. A minha intenção é chegar cá no Vasco e permanecer muito tempo fazendo o nome cá, ajudar muito o Vasco a crescer e dar o meu melhor”, comentou o desportista de 29 anos.

“Se você joga, pode ser convocado para a seleção. A minha prioridade é ajudar o Vasco. Ter o maior número de minutos em boa forma. Depois, tudo chega. Para chegar à seleção, depende do que faz cá em morada. Vou tutorar a camisa do clube uma vez que se não houvesse amanhã.”

Já Lucas Freitas, 24 anos, fez uma boa temporada pelo Juventude, emprestado pelo Palmeiras, e tentar erigir voos mais altos com a transferência para o Rio de Janeiro. Ele sabe, porém, que terá uma difícil concorrência no setor – além de Mauricio Lemos, o clube contratou Lucas Oliveira para a zaga.

“Quando a gente chega no Vasco, tem de mostrar. Eu, uma vez que todos os outros, tenho de fazer o meu melhor e um bom trabalho para jogar. O time é gigante. Precisei batalhar muito para estar cá hoje, e zero é em vão”, falou o jogador de 24 anos. “Quanto menos gols tomarmos, mais chances de lucrar o jogo. É isso que estamos trabalhando, para ser uma das defesas menos vazadas.”