Variantes do coronavírus SARS-CoV-2 têm levado países a restringir voos oriundos de onde essas variações estão sendoregistradas, como o Brasil e o Reino Unido. Colômbia,Alemanha e Portugal anunciaram recentemente a restrição de voos internacionais.
O governo da Colômbia vai suspender, a partir de amanhã (29), por 30 dias, os voos de e para o Brasil, como medida preventiva perante a variante do novo coronavírus oriunda do país. Em dezembro, as autoridades colombianas já haviam suspendido os voos de e para o Reino Unido, após identificar no país de uma outra variante do coronavírus.
“Como medida preventiva e por um período de 30 dias, enquanto são feitas todas as análises, são suspensos os voos da Colômbia para o Brasil ou do Brasil para a Colômbia”, a partir de sexta-feira, anunciou o presidente colombiano, Iván Duque, em umprograma de televisão no qual relata diariamente as medidas do governo para combater a pandemia.
A medida será aplicada apenas ao transporte de passageiros e não decargas, que continuará como até aqui, com o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança.
Também a partir desta sexta-feiraestão suspensos os voos entre Brasil e Portugal. A suspensão vai até o dia 14 de fevereiro. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, conversou ontem com oministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva,e que a decisão de Portugal “se dá como resposta ao aumento do número de casos de covid-19 naquele país e não em função da situação no Brasil”.
Já a Alemanha proibiu a entrada em seu território de viajantesde Portugal, do Reino Unido, da África do Sul e do Brasil. A informação foiconfirmadahoje pelo ministro do Interior do país, Horst Seehofer. Segundo ele, a restrição também se deve às mutações do novo coronavírus.
“Neste momento, estamos na fase de coordenação entre os ministérios para proibirmos a entrada de [pessoas provenientes] destes países. Quero dizer, de regiões onde se apresentam as mutações [do SARS-CoV-2], disse o ministro antes da reunião informal dos ministros do Interior da União Europeia que ocorrerá hoje através de vídeoconferência”.
Seehofer admite que a lista de quatro paísespode ser ampliada nas próximas semanas.
No domingo (24), entraram em vigor na Alemanha restrições à entrada no país de viajantes provenientes de zonas de “alta incidência acumulada” em sete dias: superior a 200 casos por 100 mil habitantes.
Desses países já fazem parte cerca de 20 Estados, entre os quais, Portugal, Espanha, República Checa, Bolívia e Colômbia.
Na semana passada, o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, anunciouasuspensão temporária devoos do Brasil, tambémdevido ao aumento de casos da nova variante do coronavírus.
Ancara já havia suspendido voos do Reino Unido, Dinamarca e África do Sul devido à nova variante.
Com informações da Agência Brasil
Notícias ao Minuto Brasil – Brasil