A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) e o Grupo de Trabalho de Tecnologia e Inovação do APL Metalmecânico de Sorocaba realizarão, no dia 16 de agosto, a partir das 16h, um encontro on-line para apresentar as vantagens de investimentos na área de economia circular às empresas do setor metalmecânico.
O evento intitulado “Sustentabilidade: ganhar ou perder?” tem como objetivo divulgar os benefícios da economia e engenharia circular, mostrando como essa prática pode transformar as empresas e ampliar os negócios dos participantes.
A programação foi elaborada pelos membros do APL Metalmecânico e contará com a participação de especialistas, como: Oswaldo Zalewska, professor e consultor em Economia Circular e ESG; Carlos Ohde, diretor de Inovação no FIT e Sustentabilidade na Flex; Nadia Teixeira da Costa, diretora do Projeto Metarreciclagem da Sedettur; Argemiro Rodrigues de Sousa, professor e coordenador de Cursos Superiores Tecnológicos em Logística e Gestão de Qualidade na Uniso; Antonio Carlos Gomes, professor, mestre e coordenador da Indústria 4.0 na Facens; José Francisco Mantovani, professor e diretor da Formanto Consultoria; Igor Pereira Franco, professor de Química e Metalurgia na Fatec e Alexandre Giuliani, diretor-executivo da Eng-Press.
O webinar será organizado em dois painéis e abordará o conceito da economia e engenharia circular, cases de sucesso, as oportunidades e vantagens da implantação dessa proposta dentro das empresas nos diversos ramos de atividades, bem como quais as barreiras e como realizar. “Os empresários da atualidade têm visto na economia circular a oportunidade de geração de novos e vantajosos negócios, pois esse conceito vem conquistando o mercado e a indústria e, em especial, no setor metalmecânico, onde em toda cadeia produtiva há a produção de uma grande quantidade de resíduos que, sendo reaproveitados, gerarão mais receita”, explica Robson Coivo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
O diretor estatutário e gerente industrial da Vossloh Cogifer do Brasil Metalúrgica MBM e membro do APL, José Henrique da Silva Trindade, pontua que “em um ambiente extremamente competitivo, a cooperação e interação entre empresas de um determinado local as fortalecem, na medida em que compartilham recursos, soluções tecnológicas, compras de insumos e matéria-prima, com o intuito de explorarem novas oportunidades e oferecerem um produto de qualidade superior e custo inferior ao ofertado anteriormente.”
O evento, que será gratuito e aberto a todos os interessados, terá certificado para os participantes. O encontro será transmitido pelo canal do YouTube: FIT Instituto de Tecnologia. Para se inscrever, basta acessar o link: https://www.sympla.com.br/sustentabilidade-ganhar-ou-perder__1296637
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias