Manter as lentes de contato limpas evita problemas muito graves como infeções. Algo que não deve ser esquecido durante as férias. Existe, no entanto, um erro que muitos cometem, e não deviam, nesta época do ano. Qual? Nadar com as lentes de contato.
É um erro realmente perigoso já que “a água contém bactérias, quer seja da torneira, do mar ou de piscinas, e as lentes de contato são excecionalmente porosas e absorventes”, explica Nimmi Mistry, uma optometrista, no Huffpost, agregador de blogues.
Aliás, esta combinação aumenta a probabilidade das bactérias se espalharem, na superfície das lentes de contato quando são expostas a água, o que eleva o risco de infeções oculares muito graves. Sim, infelizmente, “o cloro das piscinas não mata todos os agentes patogênicos e também pode atuar como um ligeiro irritante para os olhos”.
Deve ainda ter o cuidado de tirar as lentes ao nadar no oceano, em lagos ou rio. “Isto deve-se ao fato das massas de água naturais estarem normalmente repletas de bactérias que não são eliminadas pelos produtos químicos da piscina”, explica.
Leia Também: Três signos que são ótimos para ‘quebrar o gelo’ e a fazer amigos