Com o início do ano letivo, a Urbes – Trânsito e Transportes retomou, desde a semana passada, as operações de fiscalização preventiva do transporte escolar na cidade, com o objetivo de coibir eventuais irregularidades. Sorocaba, atualmente, conta com 436 veículos cadastrados na Urbes e regularizados a prestar esse tipo de serviço, sendo 360 autorizações emitidas para pessoa física e 76, para pessoa jurídica (empresa).
A ação é realizada por ficais da Urbes, com o apoio de agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal (GCM), sobretudo na porta das escolas. Um delas ocorreu na última quinta-feira (3), em unidades escolares no Jardim Alvorada. Na ocasião, todos os veículos abordados estavam devidamente regularizados para o exercício da atividade.
“O resultado foi muito positivo e o objetivo é exatamente agir preventivamente, para inibir possíveis infratores. As operações seguirão regularmente, durante todo o ano, abrangendo todas as regiões da cidade. É uma garantia a mais de segurança”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto.
O diretor de Controle Operacional da Urbes, Cristiano Melo, orienta que os pais devem se atentar ao buscar a contratação de profissional do segmento do transporte escolar, exigindo, sempre, a apresentação do Alvará e do Selo Autorizador, que deve estar afixado no para-brisa do veículo e ser do semestre do ano vigente. “Também é recomendado formalizar um contrato entre as partes, como forma de garantia jurídica”, acrescenta.
Os condutores flagrados realizando transporte de passageiros sem as devidas autorizações estão sujeitos à aplicação da Lei Municipal nº 5.642/1998, que prevê a apreensão do veículo e o pagamento de multa no valor de R$ 4.049,98. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a ouvidoria da Urbes, pelo site: www.urbes.com.br ou pelo WhatsApp: (11) 98884-5218.
Urbes – Agência de Notícias