Urbes realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat)

 

Após dois anos sendo realizada virtualmente, devido à pandemia, a Urbes – Trânsito e Transportes deu início, nesta segunda-feira (26), à 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Acerca do tema “Responsabilidades Civis”, a Sipat cumpre o papel de orientar e conscientizar os funcionários sobre a importância de preservar a segurança pessoal e dos colegas de trabalho, em todos os lugares.

A programação da Sipat prevê uma série de palestras até sexta-feira (30), muitas delas com atividades interativas que ocorrerão no auditório da sede administrativa da Urbes, no Campolim. “Assim como temos uma programação diária, voltada às atividades educativas para a população, a Urbes também se preocupa com o seu público interno, propiciando conhecimento, informação e integração aos trabalhadores”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

A abertura da Sipat, na manhã desta segunda-feira (26), reuniu 15 gestores que foram orientados sobre prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Na terça-feira, o tema será “Primeiro Socorros”, com palestra e demonstração de situações práticas de instrução sobre como realizar, com atenção e da forma correta, tais ações no dia a dia, se necessário.

Na quarta-feira (28), a temática trabalhada será “Dependência Química – Drogas e Tabagismo”, para conscientizar sobre as consequências terríveis do consumo dessas substâncias e, na quinta-feira (29), “Prevenção às DSTs”, refletindo sobre a importância do uso do preservativo e da vivência sexual responsável.

A última palestra, na sexta-feira (30), será “Direção Defensiva”, para atualizar o condutor com relação às leis de trânsito, analisar as situações e a tomada de decisões rápidas, bem como conhecimentos sobre o meio ambiente e as habilidades na direção, pois, infelizmente, muitos acidentes ocorrem pela falta de aprimoramento técnico e reciclagem de motoristas.

“É fundamental voltar presencialmente com as atividades da Sipat, para ressaltar nossas responsabilidades sobre segurança e estar sempre atentos para identificar possíveis situações de risco, agindo de forma preventiva e evitando acidentes”, complementa Edenilson Vicente, vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Urbes.


Urbes – Agência de Notícias