Urbes distribui 770 cartilhas de trânsito em ações educativas no volta às aulas


A Urbes – Trânsito e Transportes distribuiu 770 cartilhas educativas, com orientações a pais, responsáveis e estudantes, como parte do “Programa Volta às Aulas com Trânsito Seguro”. As ações especiais ocorreram nos dias 3, 7 e 8 deste mês e a última delas, na tarde de quarta-feira (9), em frente à Escola Estadual “Arthur Cyrillo Freire”, na Vila Jardini.

 

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre os possíveis riscos no trânsito, orientando sobre como adotar um comportamento seguro. As abordagens ocorreram nos horários de entrada e saída dos alunos nas escolas.

 

“Muito importante o trabalho da Urbes, tanto para os pais e responsáveis que, muitas vezes, por exemplo, estacionam o veículo em lugares proibidos, quanto aos alunos, sobre os cuidados ao sair e chegar à escola, evitando acidentes”, aponta a munícipe Fernanda Aguiar, abordada pela equipe da Urbes ao levar a filha à escola, na Vila Jardini. Na ocasião, 147 pessoas receberam a cartilha de orientação.

 

Altair Farias, agente de trânsito e também encarregado do setor de Educação da Urbes, explica que o material educativo entregue possui linguagem descomplicada e acessível. “A cartilha transmite informações de forma simples e lúdica, para que tanto os alunos, quanto os pais e responsáveis gravem as mensagens sobre segurança no trânsito, como desembarcar do veículo sempre pelo lado da calçada; atravessar na faixa de pedestre e olhando para os dois lados da rua; entre outras atitudes preventivas”, acrescenta.

 

Para Lenilze Daldon, vice-diretora da Escola Estadual “Arthur Cyrillo Freire”, a ação da Urbes traz benefícios a todos os envolvidos. “O trabalho de educação no trânsito é de suma importância para a escola e a segurança de todos que compõem a comunidade escolar”, ressalta.

 

Na última semana, a ação educativa da Urbes ocorreu em frente ao Colégio Uirapuru, no Campolim, atendendo 218 pessoas. Já, nesta semana, no dia 7, a Urbes concentrou equipe educativa nos arredores do Colégio Salesiano São José, na região do Mangal; e no dia 8, em frente à Escola Municipal “Getúlio Vargas”, na Vila Santa Terezinha.

 

As escolas interessadas em solicitar atividades educativas da Urbes podem entrar em contato pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para, então, preencher o formulário de pedido.

 

Outras programações

 

Além do “Programa Volta às Aulas com Trânsito Seguro”, a Urbes mantém um calendário diário com outros tipos de ações educativas de trânsito, todas elas gratuitas e promovidas em pontos estratégicos da cidade.

 

São realizadas abordagens para públicos específicos, como motociclistas, pedestres, motoristas e ciclistas, conscientizando sobre o uso obrigatório da seta, a utilização correta da faixa de travessia de pedestres, segurança do motociclista e do ciclista, obrigatoriedade do uso da cadeirinha no transporte de crianças, entre outros assuntos importantes.

 

“Para a segunda quinzena de fevereiro, inclusive, estamos preparando uma ação especial de conscientização sobre a imprudência e os perigos envolvidos ao dirigir alcoolizado”, adianta o encarregado do setor de Educação de Trânsito da Urbes, Altair Farias.

Urbes – Agência de Notícias