Urbes define empresa para operar novo modelo do sistema Integrabike

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, definiu a empresa que estará responsável pela implantação, operação e manutenção do novo sistema Integrabike na cidade. Trata-se de a Mobhis Automação Urbana Ltda., que venceu licitação e assumirá o serviço durante 30 meses, a um investimento de R$ 3,4 milhões. A partir da assinatura do contrato, que deve ocorrer nos próximos dias, a empresa terá até 90 dias para implantar o sistema.

A homologação do pregão eletrônico nº 32/21, que definiu a escolha da nova operadora, ocorreu nesta quinta-feira (10) e está publicada no jornal Município de Sorocaba. A Mobhis já atua nas cidades de Cascavel e Toledo, ambas no Paraná, e em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, além de condomínios e empresas.

“A empresa é especializada e tem tradição na oferta e gestão de bicicletas compartilhadas na rede pública, atuando no ramo desde 2013. A partir de agora, começa a contar o prazo contratual que ela terá para estruturar e instalar todas as estações do Integrabike”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto.

O novo Integrabike prevê um modelo mais moderno de serviço de bicicletas públicas compartilhadas, gratuito para a população e integrado com a rede de transporte coletivo da cidade, com uma série de inovações em relação ao sistema anterior. Serão 15 estações, todas com câmeras de videomonitoramento, 315 vagas de parada e, ao todo, 210 bicicletas (165 adulto – aros 24 e 27), sendo 45 com tamanho reduzido (aro 20), para uso infantil.

As bicicletas desse novo sistema terão mais modernidades, além das especificações previstas, como design ergonômico e durável, câmbio manual, tecnologia de empréstimo e devolução, sistema antifurto, entre outras. As bicicletas também deverão ter defletores de sinalização noturna e sistema de iluminação com LED na dianteira e traseira.

As estações serão modernas e haverá novo aplicativo de uso, mais funcional e intuitivo, além de atendimento ao usuário via WhatsApp, site e telefone. “Terão, inclusive, sistema de videomonitoramento, trazendo toda segurança aos usuários”, explica o diretor-presidente da Urbes. Todos os serviços disponíveis nas estações deverão ser oferecidos em português e inglês.

 

Operacionalização

As bicicletas poderão ser emprestadas pelos usuários no período das 5h às 22h59, sendo que, para devolução, a operacionalização é ininterrupta, ou seja, 24 horas. O tempo de utilização é de até uma hora.

Para ter acesso, os interessados deverão possuir cartão do transporte coletivo urbano e acessar um dos portais da empresa (site ou aplicativo), assinando termo de adesão, uso e de responsabilidade, concordando com os direitos e deveres do usuário do Integrabike.

No caso de menor de 18 anos, esse usuário também poderá fazer uso do Integrabike, desde que conste no cadastro do seu responsável e este efetue a retirada da bicicleta em uma das estações.

 

Urbes – Agência de Notícias