Universitários visitam Estações de Tratamento do Saae/Sorocaba

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba recebeu, na última semana (terça-feira e sexta-feira), a visita de 50 universitários dos cursos de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) – Câmpus Lagoa Sino (município Buri), e de 26 alunos de Pedagogia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Câmpus Sorocaba, nas Estações de Tratamento de Água do Cerrado (ETA Cerrado) e de Esgoto (ETE-S1). Durante o encontro, a equipe de Educação Ambiental da autarquia apresentou aos estudantes a estrutura das unidades de tratamento, além dos programas educativos e de conscientização acerca do uso consciente da água.

“O compartilhamento de conhecimento com a comunidade, principalmente com os jovens universitários, é de extrema importância para que eles possam aprender com as experiências já vividas na autarquia, assim como a troca de conhecimento e a disseminação dessas informações, para melhoria contínua do cuidado com o bem mais essencial à vida humana, que é a água”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Inicialmente, o grupo teve a oportunidade de conhecer a ETA Cerrado e todos os detalhes sobre o trabalho desenvolvido no processo de tratamento da água. Na unidade, o biólogo e educador ambiental do Saae/Sorocaba, Luiz Augusto Assumpção, conversou com os jovens sobre as ações desenvolvidas pela companhia, que é responsável pelo saneamento básico no município, desde a gestão dos recursos hídricos, passando pelos sistemas de tratamento de água, até a distribuição eficiente da água e a importância do seu uso consciente.

As visitas monitoradas que ocorrem na ETA Cerrado fazem parte do programa “Água Viva”. O objetivo é propiciar uma reflexão a respeito da situação dos recursos hídricos e ambientais da cidade e região e a necessidade da preservação desses recursos.

Depois, os alunos se deslocaram à ETE-S1, na região do bairro Mineirão, onde foram recepcionados pela também bióloga e educadora-ambiental Clélia de Barros. Essa visita faz parte do programa “Revivágua”,em que os participantes conhecem todo o processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado no município, além do processo de despoluição do Rio Sorocaba.

Na ocasião, a importância do tratamento dos efluentes também foi enfatizada, como fator fundamental na preservação do meio ambiente, bem como o incentivo às práticas diárias, sejam individuais, familiares ou comunitárias, frente às questões ambientais.

 

Outros programas educativos do Saae/Sorocaba

Além do “Água Viva” e “Revivágua”, o Saae/Sorocaba também oferece gratuitamente outros programas educativos sobre o uso consciente da água, cada um deles voltado a um público específico e todos realizados com o objetivo de promover a economia desse bem essencial, tão valioso à vida.

Por exemplo, o programa “O Saae vai até você” é direcionado aos condomínios, clubes, associações, organizações e entidades, conforme a necessidade de cada grupo. São abordados temas relativos ao meio ambiente, além de dicas e informações sobre o uso consciente e a economia da água.

 

Mais visitas e agendamentos

Nesta terça-feira (23), como parte da iniciativa “Água Viva”, 23 alunos da Escola Liceu Pedro II conhecerão as instalações da ETA Cerrado. Nos dias 29 e 30 de agosto, será a vez de 80 alunos da Escola Estadual Brigadeiro Tobias.

Os agendamentos das atividades de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba podem ser feitos por todos os grupos que desejarem, via WhatsApp: (15) 98158-0697 ou pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br. É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como as opções de datas e horários.

 


Saae – Agência de Notícias