Unidades do CRAS levam serviços, ações de assistência social e capacitação profissional para a população nos bairros

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Aparecidinha está com inscrições abertas para o curso de “Cuidador de Crianças”, em parceria com o Sebrae Sorocaba.

Trata-se de uma forma de possibilitar qualificação profissional e aumentar as chances de trabalho para as pessoas atendidas. Para ter acesso ao curso, é necessário ter 18 anos completos ou mais. O início das aulas será no dia 9 de novembro e as vagas são limitadas.

A mesma unidade do CRAS também oferece oficinas de Arte e Artesanato, no Grupo PartilhArte, às segundas-feiras, às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3325-3956 ou 3225-3362.

Mais ações nos CRASs

Outro projeto importante é o que foi iniciado pelo CRAS Ipiranga. São palestras e orientações sobre vários temas dirigidos ao público escolar, no programa denominado “CRAS vai à escola”. Em setembro, seguindo a programação com a campanha Setembro Amarelo, foi promovido um bate-papo entre a psicóloga Valquíria Furlan, da Secretaria da Cidadania (Secid), e o agente social do CRAS Ipiranga, Edson Ribeiro, junto aos alunos, professores e funcionários da E.E. Rafael Orsi Filho, no bairro Júlio de Mesquita Filho. Além do assunto principal, foi possível incluir outras abordagens, como perspectivas de vida, escolhas e relações afetivas. Participaram aproximadamente 280 alunos, do 9º ano e Ensino Médio. A próxima ação do programa acontecerá em novembro, na E.E. Professor Wilson Ramos  Brandão.

O objetivo é levar a iniciativa a todas as escolas estaduais do município, por serem as que concentram mais alunos adolescentes, público-alvo do projeto. Uma nova ação está sendo preparada para o próximo ano. Será uma oportunidade, ainda, para falar sobre o que é o CRAS, a importância do Cadastro Único/ID Jovem (Identidade Jovem), documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

O CRAS é um serviço descentralizado e próximo à população. Pode ser identificado igualmente como “porta de entrada” à Política Nacional de Assistência Social e um dos pilares de intervenção é a busca ativa, pois aproxima o serviço das famílias referenciadas. “Assim, a escola é um ambiente rico para fazermos tal aproximação, pelo fato de existirem, ali, diversas realidades e podermos interagir, não apenas em relação à assistência social, mas também sobre o fortalecimento do vínculo pessoal, familiar e comunitário. Ao mesmo tempo, podemos nos aproximar também dos agentes públicos que nela trabalham”, considera Rosana dos Santos Gonçalves, coordenadora do CRAS Ipiranga.

Ela destaca a boa receptividade alcançada nesta primeira ação do “CRAS vai à escola”. “Foi um momento de interação e, principalmente, de aproximar as pessoas dos serviços disponibilizados nos CRASs, que passa a ser visto pela população como um local reconhecidamente de proteção e acesso à Política Nacional de Assistência Social”, ela conclui.

Para mais informação, o contato do CRAS Ipiranga é: (15) 3202-8138 e 3222-8810.

Por sua vez, já estão em andamento, no CRAS Vila Helena, as oficinas de “Educação financeira – Futuro na mão”. É um programa que oferece informações, conteúdos e ferramentas de Educação financeira, com o propósito de auxiliar famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, na gestão do seu orçamento.

O objetivo é prepará-las para tomarem decisões financeiras de forma consciente e autônoma, obtendo melhor controle e eficiência sobre o uso de sua renda. Traz, ainda, ferramentas concretas para a gestão do orçamento familiar, a partir de três eixos: criação de reservas, planejamento financeiro e controle de dívidas.

Uma nova turma para essas oficinas está sendo preparada e deverá ser oferecida em breve. Mais informações, pelos telefones: (15) 3213-6204 e 3223-1309.

Fotos: Divulgação


Cidadania – Agência de Notícias