SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Rússia realizou neste domingo (17) seu maior ataque leviano contra a Ucrânia em quase três meses, em que disparou 120 mísseis e 90 drones, matou ao menos sete pessoas e causou “danos severos” ao sistema de robustez.
O ataque acontece em um momento crítico da guerra, com apagões acontecendo à medida que o inverno se aproxima, e no contexto da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA -que fez promessas de perfazer com a guerra em um dia, mas sem manifestar porquê.
Autoridades confirmaram danos à infraestrutura “já em estado crítico” e cortes de robustez em cidades porquê Rivne e Lviv, no oeste, e Dnipropetrovsk e Zaporizhzhia, no sudeste. A Dtek, maior fornecedora privada de robustez da Ucrânia, também impôs cortes de robustez emergenciais na cidade de Odesa, ao sul.
O presidente Volodimir Zelenski afirmou que o “ataque massivo teve porquê claro todas as regiões da Ucrânia”.
Explosões podiam ser ouvidas do núcleo da capital, Kiev. A Força Aérea da cidade afirmou que destruiu 104 dos 120 mísseis disparados e 42 dos 90 drones lançados pela Rússia.
O ataque “danificou gravemente o sistema de robustez da Ucrânia, incluindo as estações de robustez da Dtek. Esses ataques mostram a premência de mais ajuda para fortalecer o sistema de resguardo aérea da Ucrânia”, disse Maxim Timchenko, CEO da Dtek.
O ministro da Vigor, German Galushchenko, anunciou que a Rússia estava realizando um ataque massivo contra o sistema elétrico em todo país. O patrão da diplomacia ucraniana, Andrii Sibiga, classificou os bombardeios porquê “um dos maiores ataques” realizados por Moscou.
“A Rússia lançou um dos maiores ataques aéreos: drones e mísseis contra cidades pacíficas, civis que dormem, infraestruturas críticas”, disse.
Em Mykolaiv, no sul, duas pessoas foram mortas em um ataque de drones durante a noite, informou o governador. Duas pessoas morreram e três ficaram feridas em um ataque a um repositório ferroviário na região de Dnipropetrovsk.
Na região de Lviv, na fronteira com a Polônia, uma mulher em um sege foi morta, disse o governador. Outras duas pessoas morreram na região de Odesa.
Em Kiev, o telhado de um prédio residencial pegou queima devido aos escombros que caíram, e pelo menos duas pessoas ficaram feridas, informaram autoridades da cidade no aplicativo de mensagens Telegram.
A Ucrânia enfrenta cortes significativos de eletricidade, o que gera temores de um inverno rigoroso.
Também neste domingo um ataque de drone ucraniano na região russa de Kursk deixou uma pessoa morta e duas feridas, de negócio com o governador regional Alexei Smirnov no aplicativo de mensagens Telegram.