O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira a nomeação de Andrew Puzder, ex-proprietário das redes de fast-food Hardee’s e Carl’s Jr., porquê mensageiro dos Estados Unidos na União Europeia.

 

“Andy é jurisperito, empresário, comentarista econômico e responsável de best-sellers”, destacou Trump em sua plataforma Truth Social.

Trump também elogiou o histórico empresarial de Puzder, lembrando que ele foi CEO da CKE Restaurants, empresa responsável pelas cadeias Carl’s Jr. e Hardee’s, durante 17 anos. “Andy tirou a empresa de uma grave crise financeira e garantiu sua sobrevivência”, acrescentou o ex-presidente.

A relação de Trump com a União Europeia, no entanto, é marcada por tensões. “A UE nos trata muito mal. Não aceitam nossos carros nem nossos produtos agrícolas. Na verdade, quase zero do que produzimos é aceito”, declarou Trump na terça-feira, sinalizando sua disposição para retaliações comerciais, porquê tarifas sobre produtos europeus.

Trump também já havia criticado o déficit mercantil dos EUA com a UE, comparando o conjunto europeu a “uma pequena China” que, segundo ele, “se aproveita” da maior economia mundial.

Andrew Puzder já havia sido indicado por Trump para o incumbência de secretário do Trabalho em 2017, durante o início de seu primeiro procuração. No entanto, sua nomeação foi cancelada antes da posse devido a uma série de escândalos envolvendo o empresário.

Agora, porquê mensageiro na União Europeia, Puzder enfrentará o repto de mourejar com relações comerciais e diplomáticas em um contexto de tensão entre os dois blocos econômicos.
 

Leia Também: Trump obriga servidores a delatar colegas por ações de diversidade em até 10 dias