O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou neste sábado (1º), em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, uma ordem que impõe novas tarifas alfandegárias sobre produtos importados do Canadá, México e China.

 

A decisão foi anunciada na rede social Truth Social, onde Trump confirmou uma taxa de 25% para todas as exportações vindas do México e do Canadá, enquanto os produtos da China serão taxados em 10%.

Aliás, o Canadá terá uma taxa suplementar de 10% sobre petróleo e produtos energéticos.

Segundo Trump, a medida foi tomada com base na Lei Internacional de Poderes Econômicos de Emergência (IEEPA) para combater a imigração ilícito e o contrabando de drogas, incluindo o fentanil. “Precisamos proteger os americanos e é meu responsabilidade enquanto presidente prometer a segurança de todos”, afirmou no transmitido. As tarifas entrarão em vigor na terça-feira (4), à 0h01 no horário lugar.

A medida pode gerar aumentos significativos nos preços de bens essenciais para os consumidores americanos, segundo a CNN News. Muitos cidadãos dos EUA dependem da pujança canadense, porquê petróleo, eletricidade e gás originário, para provimento e aquecimento doméstico.

A Vivenda Branca informou ainda que a ordem prevê um mecanismo para aumentar as taxas caso os países afetados decidam retaliar. Trump já havia ameaçado impor tarifas para pressionar uma maior cooperação na contenção da imigração ilícito e no combate ao tráfico de substâncias químicas usadas na produção de fentanil.

Leia Também: Retaliação: Canadá anuncia tarifas de 25% sobre produtos dos EUA