Para o presidente norte-americano, seu predecessor não deveria ter continuado comprando petróleo venezuelano, quando seu país tem “o melhor petróleo bruto do mundo”.
Trump fez essas declarações em um evento na Morada Branca ao se referir à compra de petróleo venezuelano por empresas americanas. O petróleo bruto venezuelano é principalmente pesado e é processado em refinarias em Houston, no Texas.
Trump aludiu à decisão do governo Biden, em novembro de 2022, de autorizar a petroleira norte-americana Chevron a expandir sua produção na Venezuela, em um movimento que reverteu segmento das sanções impostas durante seu primeiro procuração.
A esse saudação, insistiu que Maduro “estava pronto para partir”, mas que “Biden o fortaleceu”.
“Portanto você tem uma pessoa sentada aí com muito petróleo. Essa não é uma boa situação, mas estamos conversando sobre isso”, disse Trump, acrescentando: “Podemos tornar a Venezuela potente novamente”.
No final de janeiro, em declarações à prensa na Morada Branca, Trump já havia avisado que não permitirá a compra de petróleo venezuelano uma vez que fez Biden. “Biden foi e eles compraram milhões de barris de petróleo. Não vou permitir que um tanto tão estúpido aconteça novamente”, disse ele na ocasião.
Trump reforçou essa posição em 18 de fevereiro, em uma coletiva de prensa na Flórida, onde garantiu que está considerando suspender a licença que permite à Chevron operar na Venezuela.
Leia Também: EUA querem usar US$ 300 bi tomados da Rússia na Ucrânia