Fotos: Michelle Alves
Sorocaba passa a ser sede do novo Meio Logístico de Peças da Toyota, responsável pelo fornecimento de produtos para o Brasil todo e outros 23 países da América Latina e Caribe. A unidade, que tem superfície de 55 milénio metros quadrados e está localizada junto à vegetal da empresa, na Zona Setentrião da cidade e às margens da Rodovia Castello Branco (SP-28), foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (4), inclusive, com a presença de representantes do Executivo Municipal.
“A Toyota e esse novo empreendimento são motivos de orgulho para Sorocaba. Estamos honrados e temos a certeza que a decisão da empresa em escolher Sorocaba foi a mais correta. O município tem se evidenciado em exportações, geração de ocupação, desenvolvimento do PIB, inovação e tecnologia, com um Parque Tecnológico que não para de crescer”, destacou a primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato, que representou o prefeito Rodrigo Manga no evento e participou do galanteio da fita inicial.
A Toyota investiu R$ 160 milhões na construção e aparelho do seu novo Meio Logístico de Peças em Sorocaba, propiciando a franqueza de 240 vagas de trabalho. A unidade tem capacidade para fornecer 1,1 milhão de peças por mês, operando 100% com virilidade renovável e a suprir as demandas dos murado de 3,1 milhões de veículos da marca, que rodam em países na América Latina e Caribe.
“A entrega deste novo núcleo é um marco e faz segmento do projecto da Toyota em investir R$ 11 bilhões no Brasil, até 2030, para expansão da capacidade produtiva de veículos, que já está em curso, assim porquê substanciar ações de pós-venda, lançar dois novos modelos híbridos flex e gerar 2 milénio empregos. Esse novo núcleo logístico é uma verdade hoje, graças também ao pedestal da Governo do Estado e da Prefeitura de Sorocaba”, apontou o CEI da Toyota América Latina, Rafael Chang.
Segundo o diretor mercantil da Toyota no Brasil, José Ricardo Gomes, a empresa mantém uma taxa de 97,5% de distribuição de peças. “Esse índice proporciona que os veículos dentro do Estado de São Paulo, que passam por revisão ou qualquer tipo de manutenção na rede credenciada, sejam liberados em menos de 24 horas ao seu proprietário”, apontou.
O gerente-geral de Operação de Peças da Toyota no Japão, Shuici Hirata marcou presença na solenidade de inauguração e reforçou que “o novo Meio Logístico de Peças reforça o compromisso da empresa com a superioridade de serviços aos consumidores. É a espinha dorsal que garante a capacidade de entrega de suprimentos”. Destacou que o empreendimento reúne sustentabilidade, automação e inovação.
O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, acompanhou a entrega no novo completo da Toyota e considera porquê determinante para a escolha, o traje de Sorocaba estar em uma região propícia à logística de entrega. “Está entre duas das principais rodovias do Estado, há aeroporto e o PTS, para dar pedestal tecnológico e servir cenário para reuniões e grandes decisões da empresa. A Toyota se fortalece na cidade, sempre associada à mobilidade e ao desenvolvimento industrial e socioeconômico da região”, comentou.
A Prefeitura de Sorocaba também esteve representada na inauguração pela superintendente do Meio de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa, e pelo secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini. Pela Câmara Municipal, quem marcou presença foi seu presidente, o vereador Cláudio Sorocaba, e a regional de Sorocaba do Meio das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), pelo seu diretor titular, Erly Domingues de Syllos.