TikTok usado para direcionar ódio contra pessoas LGBTQ

O sucesso do TikTok está sobretudo no algoritmo da página ‘For You’, que permite que os usuários da app tenham sempre conteúdo fresco adequado aos seus gostos e preferências. No entanto, este algoritmo também pode ser usado para facilitar campanhas de assédio dentro do app, com o Business Insider que fez uma reportagem onde detalha a forma como o TikTok é usado para direcionar ódio a pessoas da comunidade LGBTQ.

Como conta a publicação norte-americana, utilizadores homofóbicos e transfóbicos fazem uso de hashtags da comunidade LGBTQ para alavancar campanhas de ódio. Por conseguinte, a pesquisa destas hashtags leva o TikTok a recomendar conteúdo semelhante no futuro, o que acentua ainda mais este tipo de comportamento.

Alguns criadores de conteúdos chegam até a dizer que a transfobia no TikTok é mais intensa do que em outras redes sociais, com o algoritmo do app a tornar viral qualquer vídeo com interações.

“Com o TikTok, o teu vídeo pode acabar no ‘lado errado’ do aplicativo a qualquer dia, a qualquer altura. Depois ‘explode’ e continua a crescer e a crescer”, afirmou Aiden Mann, um homem trans de 26 anos.

Leia Também: TikTok derrubou 7,5 milhões de vídeos no Brasil no segundo semestre

Notícias ao Minuto Brasil – Tech