O TikTok anunciou uma novidade política global que proíbe o uso de filtros de venustidade em perfis de adolescentes entre 13 e 17 anos. A medida, embora inicialmente motivada por legislações da União Europeia e do Reino Uno, será implementada em todo o mundo.
De consonância com o jornal The Guardian, essa restrição abrange filtros que alterem significativamente a aspecto facial, uma vez que aumentar olhos e lábios ou suavizar a pele de maneiras que a maquiagem tradicional não conseguiria.
O objetivo é combater os efeitos negativos que esses filtros podem ter na autoconfiança dos jovens, evitando a promoção de padrões de venustidade irreais. Estudos mostram que tais filtros podem prejudicar a autoimagem, levando usuários a idealizarem aparências impossíveis.
A técnico em imagem corporal Jasmine Fardouly, da Universidade de Novidade Gales do Sul, na Austrália, reforça a preocupação. “[Esses filtros] promovem um ideal de venustidade inalcançável. Ninguém realmente se parece com isso. É uma imagem distorcida que faz todos parecerem iguais”, explica Fardouly. Ela também alerta que o trajo de ser difícil perceber que se trata de um filtro pode intensificar a promoção desses ideais.
Leia Também: NASA transforma motores de foguete em “lareira” para o Natal