Em uma guerra com quase quatro horas de duração, o brasílio Thiago Wild encerrou a sua participação no Crédulo da Austrália na madrugada desta segunda-feira ao ser eliminado na primeira rodada do torneio pelo húngaro Fabian Marozsan por 3 sets a 2, parciais de 6/3, 6/7 (5/7), 7/5, 5/7 e 7/5 em 3h57 de confronto.

 

O jogo foi marcado pelo estabilidade do início ao término e o paranaense (79º) viu a sua chance de triunfar na estreia evadir nos detalhes. À exceção da primeira parcial, todos os sets contaram com pelo menos doze games.

Com a roteiro, Wild repete o roteiro do ano pretérito no Grand Slam australiano. Em 2024, quando participou da chave principal da competição pela primeira vez, ele parou em Andrey Rublev (que será o opoente na estreia de João Fonseca) e caiu também pelo placar de 3 sets a 2 diante do russo. No domingo, outro brasílio foi eliminado na primeira rodada. Thiago Monteiro caiu diante do nipónico Kei Nishikori.

No jogo, o húngaro abriu vantagem ao quebrar o serviço do brasílio no sexto game e fechou o primeiro set em 6/3. Os dois tiveram o mesmo aproveitamento de saque (67%), mas Marozsan obteve um winner a mais (8 a 7) e um erro não forçado a menos (6 a 7).

No segundo set, Wild teve que se superar. Em seguida ver o rival terebrar uma diferença de 4 a 2, ele venceu três games diretos e devolveu a quebra. O duelo foi inexorável até o 11º game, quando o brasílio levou a melhor e empatou o confronto.

As duas disputas seguintes também foram definidas no pormenor. Marozsan se aproveitou de erros do brasílio e voltou a permanecer avante fechando o terceiro set em 7/5. Na quarta parcial, o húngaro chegou a ter a chance de definir o confronto, mas viu Wild reagir e entregar o placar empatando a partida em 2 a 2.

O quinto set contou com um clima de tensão por secção dos dois tenistas, que foram confirmando seus saques no transcurso da parcial decisiva. O rival húngaro, no entanto, acabou tendo mais frieza no término: quebrou o serviço de Thiago no 12º game e fechou o jogo em 3 a 2 estabelecendo um 7/5.

Ao se prometer na sequência do Grand Slam, Marozsan, que ocupa o 57º posto no ranking da ATP, vai ter pela frente o setentrião americano Frances Tiafoe (16º), que superou em sua estreia o gálico Arthur Rinderknech por 3 sets a 2.

Leia Também: ‘Pode demorar 6 meses ou 2 anos, mas João Fonseca vai se meter entre os melhores’, diz Meligeni