LIVIA CAMILLO E FELIPE SILVA
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O zagueiro Thiago Silva, que se prepara para disputar o Super Mundial com o Fluminense em 2025, já começa a ensaiar sua aposentadoria aos 40 anos.
CHEGADA DA APOSENTADORIA
O jogador esteve na partida festiva de despedida do volante Paulinho, no último sábado (21), e revelou que tem planejado pendurar as chuteiras. Thiago Silva citou a intervalo da família e as dificuldades na temporada do Fluminense para tarar os prós e contras da aposentadoria.
“Obviamente passa [pela cabeça], porque a gente está muito no finalzinho, né? Mas o mais importante é que eu estou aproveitando a cada momento, por mais que a dificuldade do ano tenha sido muito complicada para mim, minha família estar longe, enfim. Mas passa na minha cabeça esse final de curso, uma vez que é que vai ser. Enfim, vamos tirar um pouco do exemplo de hoje do Paulinho”, disse Thiago Silva, zagueiro do Fluminense, em zona mista.
Silva também revelou uma conversa com Paulinho antes de o ex-volante do Corinthians anunciar sua decisão. A trajetória do colega, que estudou gestão esportiva antes mesmo de fechar a curso, tem servido de inspiração para Thiago Silva, que espera deixar o mesmo legado no futebol e se preparar para o pós-gramado.
“Tive a oportunidade de jogar com o Paulinho. Antes de ele tomar essa decisão, ele me deu uma ligada, e a gente conversou um pouco a saudação. Estou muito feliz de estar cá, vim direto de Londres, cheguei às 5h da manhã para prestigiar esse grande colega e grande profissional, que merece todo o saudação do mundo. Eu acho que ele merece um final de curso assim, com grandes pessoas, grandes atletas, grandes ex-atletas também. Eu fico profundamente feliz porque eu sei o quanto esse rosto batalhou, o quanto ele correu detrás. Ele merece todo o carinho”, disse Thiago Silva.
SUPER MUNDIAL É IMPORTANTE, MAS FOCO É BRASILEIRO
Antes de tomar qualquer decisão sobre o término de seu ciclo uma vez que desportista, o zagueiro tem pela frente o Super Mundial. O Fluminense se qualificou para o grande torneio de clubes da Fifa por ter vencido a Libertadores em 2023.
Porém, a prioridade da equipe tricolor é não repetir a má atuação de 2024 no Campeonato Brasílio da próxima temporada. O Fluminense chegou à última rodada do Brasileirão ainda com chances matemáticas de ser rebaixado, mas permaneceu na Série A graças à vitória sobre o Palmeiras -que enterrou de vez a chance de título do Alviverde.
“Você entrar num campeonato desse calibre é muito dissemelhante, né? Mas eu acho que a gente tem que focar no que a gente tem que fazer cá, dentro do nosso país. Logicamente, sem olvidar desse grande campeonato que é o Super Mundial. Eu disputei um [mundial], mas não era o Super Mundial. Esse é o super. Portanto, isso já mostra que é uma situação muito maior já feita por todos no mundo, com grandes clubes, com os maiores do mundo. Agora é procurar se preparar da melhor maneira verosímil no Campeonato Carioca, no início do Brasílio, que vai estrear antes, e obviamente no Super Mundial, que também para a gente é de super valor”, disse Thiago Silva.