Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu Vanuatu nesta terça-feira, por volta das 12h47 (22h47 no horário de Brasília). O alvoroço sísmico causou danos significativos, principalmente nas áreas próximas à capital, Porto Vila, localizada na ilhéu Efate, a maior do país. Vanuatu é uma região isolar formada por 80 ilhas no Pacífico, situada a mais de 1.600 quilômetros a nordeste da Austrália.

 

O tremor teve uma profundidade de 57 quilômetros e, de congraçamento com imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais, causou consideráveis danos. As agências governamentais, uma companhia elétrica e as comunicações locais estão fora do ar, porquê reportado pelo The Washington Post. Diversas embaixadas também sofreram danos e foram fechadas depois o sismo.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, manifestou solidariedade às vítimas do terremoto, dizendo em sua conta na rede social X (velho Twitter): “Os australianos estão pensando nos amigos e vizinhos de Vanuatu depois do sismo devastador que atingiu suas casas esta tarde. Estamos monitorando de perto a situação e prontos para ajudar a população de Vanuatu porquê pudermos.”

 

Aliás, foi emitido um alerta de tsunami para algumas áreas costeiras, mas ele foi posteriormente retirado. 

Vanuatu, porquê muitas nações do Pacífico, está sujeito a frequentes atividades sísmicas devido à sua localização no Cinturão de Queimada do Pacífico, uma região onde ocorrem muitos terremotos e erupções vulcânicas.

Leia Também: Desabamento de árvore de Natal flutuante no RJ deixa 1 morto; veja