Tarcísio classifica como absurdo PM jogar homem da ponte e pede punição rigorosa

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) classificou porquê absurda a atitude do PM flagrado atirando um varão de uma ponte em São Paulo. Segundo a Ouvidoria da Polícia, o caso ocorreu na madrugada de segunda, 2, na zona sul da capital. As imagens foram divulgas nas redes sociais.

 

“A Polícia Militar de São Paulo é uma instituição que preza, supra de tudo, pelo seu profissionalismo na hora de proteger as pessoas. Policial está na rua pra enfrentar o transgressão e pra fazer com que as pessoas se sintam seguras. Aquele que atira pelas costas, aquele que chega ao contra-senso de jogar uma pessoa da ponte, evidentemente não está à profundeza de usar essa farda. Esses casos serão investigados e rigorosamente punidos. Outrossim, outras providências serão tomadas em breve”, disse o governador de SP em publicação no X.

Mais cedo, no Instagram, Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública do Estado, confirmou o retraimento dos envolvidos e também prometeu “severa punição” aos envolvidos.

“Anos de legado da PM não podem ser manchados por condutas antiprofissionais. Policial não atira pelas costas em um rapina sem ameaço à vida e não arremessa ninguém pelo muro. Pelos bons policiais que não devem carregar fardo de irresponsabilidade de alguns, haverá severa punição”, disse na postagem.

As manifestações ocorrem posteriormente o Ministério Público publicar uma nota em que define o caso porquê “estarrecedor e inadmissível”.

A Procuradoria-Universal determinou que o Grupo de Atuação Próprio de Segurança Pública (Gaesp) associe-se ao promotor originário do caso para que o Ministério Público de São Paulo “envide todos os esforços no sentido de punir exemplarmente, ao término da persecução penal, os responsáveis por uma mediação policial que está muito longe de tranquilizar a população”.

Questionada, a Polícia Militar disse, em nota, repudiar “veementemente a conduta proibido adotada pelos agentes públicos no vídeo mostrado.” No texto, a PM ainda afirma que instaurou um questionário policial militar (IPM) para apurar os fatos e responsabilizar os policiais, que foram identificados e afastados.

Varão é jogado da ponte e cai em regato

Pelas imagens, é provável ver três agentes da PM sobre a ponte. Um deles levanta uma moto do pavimento e a encosta na mureta. Outro policial aparece segurando pelas costas um varão usando uma camiseta azul.

O vídeo registra o momento em que o policial levanta o varão pelas pernas e o joga do cimo da ponte sobre um regato. Na sequência, o corpo de um varão aparece boiando nas águas do regato. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Leia Também: Policial se recusa a pagar corrida de app e mata motorista a tiros em PE