Startup do Parque Tecnológico de Sorocaba desenvolve café

Novo café é lançado em comemoração ao Dia do Café (14 de abril).


Uma bebida indicada às pessoas que buscam mais disposição para encarar as tarefas do dia a dia, em casa ou no trabalho, com o diferencial de ser vendida e consumida também dentro de academias de ginástica e outras atividades físicas. Este é o Wod, uma espécie de “café energético”, desenvolvido pela Casa Arábica – Coffee Art, uma startup instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).


O café, por si só, já é considerado energético, pois seu principal componente psicoativo é a cafeína. Assim, os efeitos são percebidos, mesmo após a ingestão de pequenas doses da bebida. No entanto, no Wod, o teor de cafeína é três vezes maior do que no café comum.


A bebida, que foi testada em academias e empresas de Sorocaba, está sendo oficialmente lançada neste mês, em referência também ao Dia Mundial do Café (14 de abril). “Notei bastante diferença no meu rendimento durante os treinos, desde quando passei a tomar o Wod”, afirma o atleta e professor de cross training, Maurício Kiyoshi Miyazaki Sassada. “Sinto-me com mais energia, focado e passo o dia todo melhor”, ele pontua.


Há algum segredo ou ingrediente especial no Wod? Não, garante o mestre de torra da Casa Arábica, Gilberto Valério. “São grãos puros, torrados de forma artesanal e com muito cuidado. Apenas isso”, enfatiza. “O Wod é mais um projeto que é fruto de muita análise e inovação e que o Parque Tecnológico apresenta ao País”, acrescenta o presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara.

Aumento da atenção e do estado de alerta, redução do cansaço e da fadiga e aceleração do metabolismo para a queima de gordura são outros benefícios do “café energético”, aponta o gerente de novos negócios da Casa Arábica, Carim Toubia. “Esta bebida é recomendada, sobretudo, para quem precisa se manter ativo e em alerta nas situações do cotidiano, como reuniões de trabalho, tarefas de casa e atividades em geral”, ressalta.

Por se tratar de um produto recém-lançado, a Casa Arábica – Coffee Art ainda estuda a forma de precificá-lo e comercializá-lo junto ao público em geral. Enquanto isso, quem quiser saber mais, pode acessar o site: http://wod.cafe.



A Casa Arábica e o PTS

A Casa Arábica está instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba desde dezembro de 2020. Além de ser uma cafeteria tradicional, também aproveita a infraestrutura existente no local para realizar pesquisa com grãos e torra e, assim, desenvolver os mais variados tipos de café. “Somos uma startup que oferece torra personalizada para baristas e todos aqueles que querem criar o próprio café”, explica o gerente de inovação e desenvolvimento de produtos, Leandro Batista. “Em breve, com o apoio do PTS, vamos promover cursos práticos e teóricos de torra e workshop para café gourmet especial.”

Fotos: Divulgação


Parque Tecnológico – Agência de Notícias