O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (3), que os novos presidentes das casas legislativas “não terão problema” na relação política com o Poder Executivo. Lula esteve reunido com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o presidente do Senado Federalista e do Congresso Pátrio, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ambos eleitos no último sábado (1°) para um procuração de dois anos.
“Eu sou companheiro dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm e eu quero proferir para eles que eles não terão problema na relação política com o Poder Executivo”, disse Lula em enunciação à prensa posteriormente o encontro, no Palácio do Planalto.
O presidente afirmou que manterá o diálogo com as lideranças e que não enviará projetos de interesse pessoal ou de partidos políticos, unicamente projetos “de interesse vital para o povo brasílico”. “Não eu mandarei um projeto para a Câmara dos Deputados ou o Senado sem antes ouvir a liderança dos partidos políticos, que é os que vão competir, lá dentro, para subscrever esses projetos. Não nós iremos mandar um projeto sem que haja concordância daqueles que trabalham para que as coisas deem evidente no Brasil”, declarou.
Para o presidente, as questões partidárias e ideológicas, “que dividiam [os candidatos] durante as eleições”, ficam secundarizadas. “Eu tenho certeza que a nossa convívio será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira”, disse.
“A normalidade de um país é a convívio tranquila e pacífica entre os poderes. O Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, cada um sabendo a tarefa que tem”, concluiu Lula.
Depois a reunião, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o governo deve apresentar aos parlamentares, na próxima semana, os projetos prioritários do Executivo para os próximos dois anos.
Segundo ele, entre as prioridades estão propostas de incitação ao micro e pequeno empreendedor, a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 milénio, projetos da dimensão da instrução, porquê o novo projecto vernáculo de instrução, e de enfrentamento às mudanças climáticas, além de propostas de combate a crimes digitais.
Senado
O senador Davi Alcolumbre foi eleito com 73 dos 81 votos dos senadores, concorrendo com os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE). O presidente do Senado é também o encarregado do Poder Legislativo e, portanto, é ele quem preside o Congresso Pátrio. Alcolumbre já ocupou a mesma função entre 2019 e 2021.
Hoje, ele afirmou que quer fazer um Poder Legislativo possante, arrogante, equilibrado e que possa verdadeiramente dar as respostas à sociedade brasileira em parceria com o Poder Executivo.
Para Alcolumbre, o encontro com o presidente do país, logo posteriormente as eleições das mesas do Congresso, Senado e Câmara é um gesto de maturidade institucional. “A gente não tem tempo de produzir crise aonde não existe, porque o nosso tempo tem que ser aproveitado integralmente para entregar para as pessoas”, disse.
“Nós precisamos entregar enquanto Poder Legislativo, precisamos estribar a agenda do governo, precisamos debater na Morada do Povo, no Congresso Pátrio, aprimorar todas essas agendas importantes que são prioritárias para o governo, inclusive participar mais propondo mais iniciativas a partir do parlamento”, acrescentou.
Câmara
Já o deputado federalista Hugo Motta foi eleito porquê presidente da Câmara com 444 votos dos 513 deputados, concorrendo com Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). Aos 35 anos, Motta será o mais jovem presidente da Morada desde a redemocratização do país.
Depois o encontro com Lula, ele afirmou que estará à disposição para erigir uma tarifa positiva para o país. “Essa simetria, penso eu, que é o que o Brasil precisa”, disse.
“Que nós tenhamos a capacidade de tratarmos as pautas que serão enviadas pelo Executivo, tratarmos as pautas que serão propostas [pelos parlamentares], sempre buscando termos uma agenda que seja produtiva, que temas importantes possam ser tratados e que essa simetria, esse diálogo entre os poderes possa perseverar”, acrescentou.
Nesta segunda-feira (3), tem início os trabalhos legislativos. Sessão do Congresso Pátrio já está convocada para às 16h. Entre as primeiras missões dos parlamentares está a de definir presidentes e vices das comissões temáticas permanentes.