Sorocaba terá nova unidade do Colégio Adventista com 28 milhões de investimento e geração de, pelo menos, 100 novas vagas de emprego

 

A Prefeitura de Sorocaba participou, na manhã desta sexta-feira (2), de uma reunião com representantes da Associação Paulista Sudoeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na instituição de ensino da rede localizada no Jardim Guadalajara, Zona Oeste da cidade. Durante o encontro, os membros da organização anunciaram a construção de mais uma unidade do Colégio Adventista em Sorocaba.

Participaram do encontro o prefeito Rodrigo Manga, os secretários municipais de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa, e de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. A comitiva municipal foi recebida pelo diretor da unidade escolar, Alan Paulo da Silva, e pelo vice-diretor, Giovane Marques, além do presidente da Associação Paulista Sudoeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Aguinaldo Guimarães, do secretário da organização, Leonidas Guedes, do tesoureiro, Jander Oliveira, e do diretor de Educação Adventista da região, Renato Lacerda.

A Associação Paulista Sudoeste confirmou o investimento de R$ 28 milhões, dividido em três etapas, para a construção da nova escola da rede no município, que atenderá a população sorocabana na região da Avenida José Joaquim de Lacerda, conhecida como J.J. Lacerda, na Zona Norte da cidade. A previsão de conclusão é para 2024, garantindo, pelo menos, 100 novas vagas de emprego diretas, além das indiretas.

A Rede de Educação Adventista já soma 520 unidades em todo o País, atendendo, só na cidade sorocabana, mais de 1.200 alunos, desde o Ensino Infantil até o Médio. “Sorocaba tem se destacado na abertura de novos empreendimentos e é muito gratificante receber a notícia de que nossa cidade foi a escolhida para acolher mais uma unidade desse método de ensino, que é referência nacional”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

Antes da definição do município que seria contemplado com a nova instalação, a Associação realizou um detalhado estudo de toda a região. “Dois fatores foram primordiais para a escolha de Sorocaba: o espaço mercadológico em relação ao número de habitantes que a cidade possui e a logística estratégica, devido à proximidade do local com a sede da Igreja, na região Sudoeste”, concluiu o presidente do grupo.

O novo colégio fará concessão de bolsas de estudo para crianças e adolescentes da cidade de Sorocaba. Em torno de 15% das vagas totais serão destinadas a bolsistas, seguindo a política social já adotada na primeira unidade, no Jardim Guadalajara.

Na ocasião da visita ao Colégio Adventista, o prefeito Rodrigo Manga, que também é vice-presidente de Políticas sobre Drogas da Frente Nacional de Prefeitos, apresentou aos alunos do Ensino Fundamental e Médio da escola as ações de prevenção e combate às drogas que são realizadas na cidade de Sorocaba, assim como contou sobre sua história pessoal de fé e superação, como ex-dependente químico. Uma das iniciativas de destaque realizadas pela Prefeitura de Sorocaba é o programa “HumanizAção”, que realiza abordagens sociais a pessoas em situação de rua, encaminhando aqueles que enfrentam o problema da dependência química para tratamento, quando aceitam esse auxílio.

Durante a reunião, ainda, houve o pedido, por parte dos representantes do colégio, de melhorias no trânsito daquela região, que enfrenta dificuldades no fluxo viário durante os horários de pico. A demanda foi prontamente recebida pelo secretário de Mobilidade. “Uma alternativa que pode atender à solicitação é a alteração do tempo do conjunto semafórico que assiste a saída do bairro para a Avenida Doutor Armando Pannunzio. Essa mudança pode garantir a efetividade e melhora do fluxo viário no local”, explicou o secretário.

Fotos: Michelle Alves – Secom


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias