Sorocaba terá máquinas com guarda-chuvas grátis para a população a partir de janeiro

 

Urbes publica nesta sexta-feira (13) edital de credenciamento para empresas interessadas em disponibilizar o serviço

 

A Prefeitura de Sorocaba vai disponibilizar, a partir de janeiro de 2025, serviço de locação de guarda-chuvas compartilhado para a população, em diferentes pontos da cidade, em parceria com a iniciativa privada. Porém, a utilização será gratuita, desde que respeitado o limite de até 24 horas para devolução. A Urbes – Trânsito e Transportes, na segunda-feira (16), abrirá o prazo de credenciamento das empresas interessadas em operar o sistema.

O edital de credenciamento público (nº 3/2024), com as regras para habilitação das empresas, será publicado na edição desta sexta-feira (13) do jornal “Município de Sorocaba” (https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/) e estará disponível no site da Urbes (https://www.urbes.com.br/), também a partir de segunda-feira. Poderão participar empresas devidamente constituídas e que atendam às condições previstas no edital.

Os guarda-chuvas serão ofertados em equipamentos automatizados e com plataforma tecnológica, que estarão instalados, inicialmente, nos cinco terminais de ônibus. A empresa deverá apresentar proposta de outros locais para a instalação das máquinas de locação de guarda-chuvas, cujos pontos serão previamente aprovados pela Urbes, que levará em consideração a viabilidade, a segurança e a adequação dos espaços públicos para essa finalidade.

Em geral, a empresa ficará responsável por toda a gestão, operação e instalação/manutenção das máquinas de locação e os guarda-chuvas. A exploração de publicidade nos equipamentos será a única fonte de receita do credenciado, inclusive, previamente aprovada pela Urbes, seguindo normas e diretrizes da cidade para essa finalidade em espaços públicos.

“Mais de uma empresa poderá ser credenciada e haveria a distribuição dos equipamentos de forma que não haja conflito aos usuários. O objetivo é oferecer um serviço de qualidade e que atenda às necessidades da população”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto. O credenciamento terá validade de 12 meses, podendo ser renovado ou suspenso a critério da Urbes.

O credenciado deverá, além de fornecer guarda-chuvas de boa qualidade, propiciar a reposição em caso de defeito ou danos, sem custos para os usuários. Da mesma forma, fornecer canais de atendimento à população, podendo ser via site ou na plataforma tecnológica, além de canais exclusivos de contato, 24h, para resolução de eventuais problemas em relação à prestação do serviço.

Mais informações podem ser obtida no site da Urbes, pelo telefone (15) 3519-3100 (ramal 3181) ou pessoalmente, na sede da empresa pública, que fica na Rua Chile, 401, na Vila Barcelona.