Sorocaba terá Inspetoria de Operações Especiais (Iope) da Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), está viabilizando a criação da Inspetoria de Operações Especiais (Iope) da Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto está em fase de planejamento, sendo que equipe da Sesu e o Comando da GCM de Sorocaba estiveram em São Paulo, nesta terça-feira (22), para conhecer mais detalhes de como essa iniciativa já opera na capital paulista.

“O Iope é um setor especializado, que dá apoio operacional às atividades de patrulhamento da GCM, intervindo em situações excepcionais e emergenciais. Os integrantes do Iope recebem treinamento diferenciado e sua criação valoriza a função de inspetoria da Guarda”, explica o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro, que fez parte da comitiva presente em São Paulo.

Na capital paulista, o Iope opera desde 2009, vinculado à Guarda Civil Metropolitana, e engloba também as equipes do Canil dessa Corporação. O grupo, inclusive, quando solicitado, presta apoio às outras forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil.

“Uma opção é ter sedes do Iope em diferentes regiões da cidade e descentralizar o atendimento da Corporação, otimizando o raio de cobertura e agilizando ações estratégicas”, disse o Comandante da GCM de Sorocaba, Davi Dutra, também presente na reunião em São Paulo.

Segundo o secretário da Sesu, a base da GCM no Parque dos Espanhóis, na Zona Leste, tem condições de abrigar uma unidade do Iope, por exemplo. “Outra unidade do Iope poderá ser integrada à base da GCM que será construída no bairro Wanel Ville, na Zona Oeste, prevista para incorporar, ainda, o Canil da Guarda e a Ronda Municipal, com espaço adequado, inclusive, para treinamentos das equipes. Estamos analisando todas essas propostas, bem como sua viabilidade”, completou Caixeiro.

Mais recursos
Além de visitar a sede da Guarda Civil Metropolitana, os representantes da Sesu e da GCM também foram recebidos pelo Comando da Delegacia-Geral de Polícia e pelo secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Osvaldo Nico.
“Aproveitamos a oportunidade para protocolar pedidos de recursos para serem aplicados em Sorocaba, como, por exemplo, no projeto de Muralha Eletrônica e no incremento de equipamentos para a GCM”, disse o secretário da Sesu, que ainda esteve acompanhado de uma equipe do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba.


Segurança – Agência de Notícias