Sorocaba terá, a partir de 16 de maio, uma programação especial da 21ª Semana Nacional dos Museus, oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). A população poderá, de forma gratuita, conferir exposições e participar de atividades educativas.
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) em todo o País, com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). O objetivo é destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
“Sorocaba participa, já há alguns anos, da Semana dos Museus, um evento de extrema importância para o setor de patrimônio cultural, que tem como intuito aproximar a população dos museus, promovendo o enriquecimento cultural, por meio dos acervos disponíveis em nossos prédios históricos”, destaca o secretário de Cultura de Sorocaba, Luiz Antonio Zamuner.
Programação do Museu Histórico Sorocabano
De 16 a 31 de maio, a população pode conferir a exposição “Fragmentos da Memória Tropeira”, no Barracão Cultural, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro. A mostra, que também faz parte da programação da 56ª Semana do Tropeiro, conta com o acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS) e poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h.
Outra atividade será “O instante da narrativa”, que ocorrerá no dia 16 de maio, das 11h às 12h30, no Museu Histórico Sorocabano, abordando as fotografias históricas como fontes de inspiração para a literatura. Os participantes, com idade a partir de 16 anos, serão estimulados à produção escrita, por meio de fotografias do acervo do MHS. As vagas são limitadas e, por isso, é necessário se inscrever antecipadamente, a partir da próxima terça-feira (9), pelo e-mail: museusdesorocaba2@gmail.com.
Já, no dia 19 de maio, das 9h às 12h, a Secretaria de Cultura vai oferecer a oficina da técnica lambe-lambe, com o artista Discórdia, no MHS. A atividade é uma contrapartida do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2022 e será voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos. As vagas são limitadas e, por isso, é necessário se inscrever antecipadamente, a partir de terça-feira (9), pelo e-mail: museusdesorocaba2@gmail.com.
O museu está localizado na Rua Teodoro Kaisel, s/nº, na Vila Hortência, anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Programação do MEFS
Já, de 18 de maio a 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, os munícipes poderão conferir a exposição “Jardim Maylasky – Um jardim urbano em Sorocaba”, do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), na Praça Jardim Maylasky, localizada na Avenida Afonso Vergueiro, s/nº, no Centro. A mostra apresentará ao público, por meio de fotos e textos, toda a história envolvendo o Jardim Maylasky, desde o início da ferrovia, o processo de urbanização do entorno da Estação Ferroviária até a inauguração do MEFS.
Também no dia 19 de maio, das 18h às 19h, no jardim do MEFS, serão exibidos depoimentos de ex-ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), que participaram de uma das atividades em comemoração ao Dia do Ferroviário (30 de abril), em 2023.
Mais informações sobre a programação da 21ª Semana Nacional dos Museus em Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3231.1026 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br.