Sorocaba sedia evento da Secretaria de Segurança Pública do Estado para 78 municípios da região no Parque Tecnológico

A cidade de Sorocaba sediou, na tarde desta terça-feira (7), no Parque Tecnológico (PTS), um encontro regional que reuniu deputados, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e outras autoridades de 78 municípios da região, com o propósito de participar de um evento organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), para o estabelecimento de convênios com essas cidades.

Estiveram presentes, além do prefeito de Sorocaba e presidente da Região Metropolitana (RMS), Rodrigo Manga, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite; o deputado estadual Danilo Balas; o Comandante do CPI-7, Coronel Denis Izumida; o delegado responsável pelo Deinter-7 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Dr. Wilson Negrão; o vereador Claudio Sorocaba, presidente da Câmara Municipal de Sorocaba; além de vários outros prefeitos, vice-prefeitos e demais autoridades de cidades da região.

O foco do encontro foram questões relacionadas à segurança pública, envolvendo os governos municipal e estadual. Entre as soluções propostas, está a possibilidade de adesão dos municípios paulistas a convênios com o governo estadual, com potencial para beneficiar e ampliar o combate à criminalidade em toda área de cobertura. Pelo menos três convênios nessa área estão disponíveis às municipalidades, a Operação Delegada, o sistema Córtex e o Detecta, sendo que algumas cidades, a exemplo de Sorocaba, já contam com todas essas parcerias. Durante o evento, buscou-se esclarecer as vantagens desses convênios e o passo a passo para a celebração desses acordos, envolvendo diferentes esferas do Poder Público.

A Operação Delegada consiste na utilização da força de trabalho de policiais militares, que podem atuar em seus horários de folga, recebendo provimentos extras e previstos em lei. Já, os sistemas Córtex e Detecta abrangem diferentes formas de monitoramento digital, que ampliam em muito a segurança dos municípios, ao fornecer e cruzar dados de veículos e de pessoas em dívida com a Justiça. A implantação e o cruzamento de todos esses dados estão ajudando a compor a chamada “Muralha Eletrônica”, que permite identificar veículos ligados a questões de criminalidade.

“Vemos que Sorocaba vive um momento muito especial, estando muito bem alinhada e próxima ao governo estadual. Assim, não só pretendemos aderir a novos convênios que surjam nessa linha, destinados a aumentar a segurança da nossa população, mas também atuar para que outros municípios vizinhos também acolham essa parceria”, disse o prefeito Rodrigo Manga, também presidente da Região Metropolitana de Sorocaba.

“Nossa intenção é integrar, cada vez mais, as boas iniciativas de monitoramento que já existem em vários municípios paulistas. Já começamos a ver bons resultados, mas sabemos que isso pode ser levado para todas as cidades do Estado, tornando ainda mais efetivas soluções, como o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que é onde funciona a ‘Muralha Paulista’”, destacou o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Fotos: PTS/Divulgação


Segurança – Agência de Notícias